Lula critica a extrema-direita: “mente o dia inteiro” e usa a boa-fé religiosa do povo

Atualizado em 30 de janeiro de 2024 às 15:21
Lula em discurso no encerramento do Conae 2024. Foto: reprodução

O presidente Lula (PT) esteve no encerramento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, realizada nesta terça-feira (30), no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília. O evento reuniu ministros, representantes sindicais e estudantis para discutir as perspectivas para a educação no Brasil.

Em seu discurso, Lula abordou o avanço da extrema-direita global, destacando a irresponsabilidade desse movimento e seu impacto na educação.

“A gente vê crescer a extrema-direita pelo mundo inteiro. Estados Unidos, Europa, América Latina… Uma extrema-direita irresponsável, que mente o dia inteiro sobre tudo e utiliza a boa-fé religiosa do nosso povo para fazer política”, alertou em seu discurso.

O presidente também criticou o projeto de educação domiciliar, conhecido como homeschooling, defendido pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), e por parlamentares bolsonaristas. Lula ressaltou que apenas uma pequena parte da população teria condições de adotar esse modelo. Ele ainda rejeitou a proposta de transformar o Brasil em um país de escolas cívico-militares.

Vivendo, segundo suas palavras, seu melhor momento, Lula avaliou o amadurecimento político do Brasil nos últimos anos. “Eu sei que para quem não passou parece pouco, mas para mim, que passei 580 dias na PF, ouvindo todo santo dia, de segunda a segunda, ‘bom dia, presidente Lula’, eu aprendi muito mais do que eu já sabia sobre a importância da democracia.”

O presidente petista também destacou a preocupação com as reduções constantes nos investimentos em educação nos últimos anos. Desde a aprovação do último Plano Nacional de Educação em 2014, a média de investimento era de 6% do Produto Interno Bruto. Contudo, em 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, o valor caiu para 5%.

Lula ressaltou a importância de aumentar a arrecadação fiscal para enfrentar os desafios na área educacional. Além disso, pediu reflexão aos apoiadores sobre as negociações com o Congresso Nacional, destacando a necessidade de reconhecer a minoria no cenário político.

“A gente não pode perder de vista que nós somos minoria no Congresso Nacional. Uma coisa é o discurso que eu faço aqui, outra coisa é quando eu olho no Congresso e não tem 120 deputados”, afirmou Lula.

A Conae é um fórum essencial para a discussão de problemas e necessidades na educação brasileira. O tema desta edição foi “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Veja o discurso de Lula na Conae 2024 na íntegra: