Lula demite comandante do Exército

Atualizado em 21 de janeiro de 2023 às 14:57
Júlio César de Arruda é o futuro comandante do Exército. Foto: Ten. Ferrentini/ Comando Militar do Leste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu neste sábado (21) o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército. A informação é do g1.

O substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. Nesta semana, Paiva fez um forte discurso em defesa da democracia, legalidade e respeito ao resultado das urnas durante evento no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.

Arruda havia assumido interinamente o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro. Foi um acerto com a equipe de transição de Lula para que a troca do comando ocorres antes da posse do novo governo.

Ele foi confirmado no cargo pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no dia 6 de janeiro deste ano.

Antes de ser demitido, Júlio César Arruda participou nesta sexta-feira (20) de uma reunião com o presidente no Palácio do Planalto. Também participaram o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Foi a primeira reunião do presidente com os comandantes das Forças Armadas depois de Lula defender punição para militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. O presidente também já havia reclamado que nenhum general havia se manifestado contra os atos terroristas e golpistas na Esplanada dos Ministérios e na frente dos quartéis.

Assista abaixo o discurso legalista do novo comandante do Exército: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link