Lula demite ex-comandante do Planalto acusado de barrar desmonte de acampamento golpista

Atualizado em 12 de abril de 2023 às 13:08
O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

O governo Lula exonerou Gustavo Henrique Dutra de Menezes do Comando Militar do Planalto nesta terça (11). O general vai ocupar o cargo de 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército e sua saída do cargo ocorre um dia antes de prestar depoimento à Polícia Federal.

Sua saída já era esperada, já que o Exército divulgou um comunicado à tropa em fevereiro informando a mudança de cargo. Junto de outros dois generais e 86 militares, Dutra foi convocado para depor em inquérito sobre omissão durante os ataques terroristas de 8 de janeiro.

Ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), o general foi acusado de impedir o desmonte do acampamento golpista em frente ao Quartel General do Exército de Brasília pela Polícia Militar.

“O general que estava a frente à época era o general Dutra. As operações que a gente tentou realizar ali, por vezes, foram interrompidas porque ele dizia que tinha recebido ordens para que não fosse realizada naquele dia a desobstrução, que eles fariam essa desobstrução por conta deles”, afirmou Júlio Danilo, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, em depoimento à CPI dos Atos Golpistas na Câmara Legislativa do DF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.