Lula diz que PIB deve crescer mais de 2,5% em 2023

Atualizado em 15 de junho de 2023 às 11:39
Lula estreia em lives do governo. (Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal prevê que a economia brasileira vai crescer mais de 2% este ano. O petista também disse que, caso tal cenário aconteça, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro poderá ficar acima de 2,5%. Os comentários de Lula ocorreram durante entrevista para rádios de Goiás nesta quinta (15).

A previsão para o cenário econômico do Brasil foi citada pelo petista após ele lembrar que na viagem a Hiroshima, no Japão. Enquanto discutia a política econômica com o G7, conversou com Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), que fazia uma previsão de crescimento de 0,9% do PIB para Brasil.

“Eu disse para ela que eu queria encontrar com ela no final do ano, porque eu vou no final do ano para a Índia numa reunião do G20. Eu quero no final do ano provar para ela que ela estava errada com relação ao PIB brasileiro. Vamos crescer mais que 0,9%. Vamos crescer acima de 2%, 2,5% e, se acontecer o que estou pensando, a gente pode até crescer um pouco mais”, afirmou Lula na entrevista.

Presidente Lula durante reunião com líderes japoneses em Hiroshima, Japão. (Foto: Reprodução)

O presidente também voltou a criticar a atual taxa de juros (SELIC) que é empregada pelo Banco Central no comando de Campos Neto, atual presidente da instituição.

Para o petista, não há cabimento para a taxa ser mantida em padrões tão elevados em meio ao endividamento da população. Lula citou que na última quarta-feira (14), quando se reuniu com varejistas no Palácio do Planalto, houve “muita crítica” a taxa de juros:

“Não tem explicação nesse país a taxa de juros a 13,25% com inflação a 4,5%. Não tem nenhum sentido, nenhuma explicação. Não temos inflação de demanda, o povo não está comprando. Temos 72% da população brasileira endividada”.

Diversos bancos revisaram a projeção do PIB para o país após a divulgação de crescimento de 1,9% da economia no primeiro trimestre. Analistas de mercado estimam avanço de 1,84% neste ano, segundo a última edição do boletim Focus. Na semana passada, a previsão era de expansão de 1,68%. As políticas aplicadas no terceiro mandato de Lula parecem melhorar cada vez mais as projeções.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link