Destaques

Lula é considerado o melhor candidato para resolver problemas do país, diz pesquisa

Ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

Ao cruzar dados sobre quem os brasileiros consideram mais apto para resolver os principais problemas do país com os números das intenções de voto, a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (17), mostra que quem vota em Lula sempre o avalia como melhor pra tudo.

Os eleitores de Bolsonaro agem da mesma forma e acham que ele resolveria todos os problemas melhor que os outros. Com o petista à frente das pesquisas de intenção de voto, a maioria dos brasileiros consideram, então, Lula como o mais apto.

O coordenador da pesquisa, o cientista político Felipe Nunes vê um comportamento de “projeção” do que o eleitor acha que seu candidato, correlacionado com o seu voto. “Há um viés de confirmação operando” decisão no eleitor. “Esse viés não pode ser incorporado na análise dos dados, precisamos descontá-lo e olhar para as opiniões de quem não vota nem em um nem em outro. Ou seja, se quisermos ter uma noção melhor das capacidades de cada candidato, o melhor é olhar para quem responde sem paixão”, disse ele em análise nas redes sociais.

A Quaest perguntou a 2.000 entrevistados, entre os dias 2 e 5 deste mês, qual dos pré-candidatos a presidente é o melhor para: 1) defender os pobres; 2) combater a inflação; 3) negociar com o Congresso; 4) melhorar a saúde; 5) gerar boa imagem do país no exterior; 6) defender as mulheres; 7) combater a violência; 8) combater a corrupção.

Veja a publicação de Felipe Nunes na íntegra:

A mais recente pesquisa Genial/Quaest traçou um cenário que ajuda a explicar a divisão da maioria do eleitorado entre Lula e Bolsonaro. Para quem quer entender como o viés de confirmação funciona, este é um bom exercício.

Ao cruzar dados sobre quem os brasileiros consideram mais apto para resolver os principais problemas do país com os números das intenções de voto, percebe-se que os eleitores respondem de acordo com seu viés político, independentemente do real comportamento do candidato.

Desta forma, quem vota em Lula sempre o avalia como melhor pra tudo, inclusive pra combater a corrupção. Os eleitores de Bolsonaro agem da mesma forma e acham que ele resolveria todos os problemas melhor que os outros.

Em relação aos temas como a defesa dos pobres ou o combate à inflação, os números de Lula entre seus eleitores são mais robustos: 94% e 89%, respectivamente, contra 63% e 66% dos apoiadores de Bolsonaro.

Já no que se refere ao combate à corrupção ou à violência, os seguidores do atual presidente mostram-se mais confiantes em seu candidato: 86% e 83% acreditam que ele é mais apto a resolver tais questões….

Entre os entrevistados que preferem o ex-presidente, 62% afirmam que ele é mais preparado para enfrentar a corrupção e 69%, para lidar com a violência.

Esse comportamento de ‘projeção’ esta correlacionado com voto. Há um ‘viés de confirmação’ operando aí. Esse viés não pode ser incorporado na análise dos dados, precisamos desconta-lo e olhar para as opiniões de quem não vota nem em um nem em outro.

Ou seja, se quisermos ter uma noção melhor das capacidades de cada candidato, o melhor é olhar pra quem responde sem paixão.

Na análise do sentimento dos eleitores que não querem Lula nem Bolsonaro, alguns números também se destacam. Neste grupo, a maior vantagem do ex-presidente se dá na pergunta sobre “defender os pobres”. Para 44%, Lula é o mais preparado, contra 4% de Bolsonaro.

Já no combate à violência, Bolsonaro leva a melhor, com 25% dos brasileiros afirmando que ele é o mais apto, só 10% acham que Lula faria o melhor trabalho nessa área.

Lula também leva a melhor no combate à inflação (23 x 4) e na capacidade de negociar com o Congresso (22 x 6).

Embora a maior parte do eleitorado nem-nem diga que nenhum candidato esteja apto para combater a corrupção (34%), Bolsonaro leva grande vantagem sobre Lula (20 x 2).

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Ministro espanhol sugere que Milei faça uso de “substâncias” e Casa Rosada rebate

A Casa Rosada repudiou nesta sexta-feira (03) as "calúnias e difamações" do ministro de Transportes…

6 horas ago

Prefeitura de SP é investigada por acesso dados sigilosos de aborto legal

Publicado originalmente na Agência Pública A Polícia Civil paulista começou a investigar o acesso pela…

6 horas ago

“Clara afronta”: causa da anulação da sessão que aprovou a privatização da Sabesp

A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo,…

7 horas ago

TSE rejeita recurso de Bolsonaro e mantém ex-presidente inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira (3) um recurso apresentado pela defesa do…

7 horas ago

Governo Tarcísio recua após incluir vídeo do MBL em seu material didático

O governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) incluiu um vídeo produzido pelo Movimento Brasil…

8 horas ago

Essencial do DCM TV: SEXTOU com BEMVINDO SEQUEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=_ZI2NaF--ws Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o ator…

9 horas ago