Publicado no Cafezinho
Por Gabriel Barbosa
Na manhã desta segunda-feira, 7, o PoderData divulgou uma nova rodada de pesquisa que revela o crescimento exponencial do ex-presidente Lula (PT) entre aqueles que votaram em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
De acordo com o levantamento, o líder progressista avançou 8 pontos percentuais entre aqueles que admitem ter votado no inquilino do Planalto no segundo turno do pleito presidencial daquele ano.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Em números percentuais, o PoderData mostra que 21% (1 em cada 5) dos eleitores que optaram por Bolsonaro na disputa contra Fernando Haddad (PT) desejam votar em Lula na disputa pelo Planalto.
LEIA MAIS
1. Líder nas pesquisas, Lula evita encontro com banqueiros
2. Lula bate Bolsonaro em nova pesquisa; veja números
3. Bolsonaro é o presidenciável mais rejeitado, diz pesquisa
Outro ponto interessante para se destacar é que na pesquisa passada, feita entre os dias 16 e 18 de janeiro, Lula e o ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) cativaram, cada um, cerca de 12% dos eleitores do ex-capitão.
Desta vez, Moro já teve queda e registra 10% dos votos de Bolsonaro no segundo turno em 2018. Por sua vez, o inquilino do Planalto que registrava 58% na pesquisa passada, agora tem apoio de 54% dos eleitores que optaram por ele em 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O PoderData realizou 3.000 entrevistas em 238 cidades nas 27 unidades da Federação. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%.
Líder nas pesquisas, Lula evita encontro com banqueiros
O ex-presidente Lula (PT) segue liderando as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de outubro. De acordo com o último levantamento, realizado pelo PoderData, o petista tem 41% e está na frente de Jair Bolsonaro (PL).
O atual presidente tem 30% das intenções.
A vantagem de Lula para Bolsonaro, no entanto, diminuiu três pontos percentuais. Na última pesquisa, feita há 15 dias, a diferença entre os dois era de 14 pontos.