Lula e Calheiros se encontraram em São Paulo

Atualizado em 31 de janeiro de 2022 às 20:53
Foto de Renan Calheiros, (à esquerda), com camisa branca, óculos e cabelo branco. Lula ao centro com terno preto, barba e cabelo brancos. Renan Filho à direita, com camisa azul, sem barba e cabelo grisalho.
Família Calheiros provavelmente apoiará o ex-presidente Lula nas eleições. Foto: Ricardo Stuckert

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o seu filho, Renan Filho (MDB), que é governador do Alagoas, se reuniram nesta segunda-feira com o ex-presidente Lula (PT) na cidade de São Paulo. O MDB lançou a pré-candidatura própria de Simone Tebet, mas os Calheiros deverão apoiar o petista nas eleições presidenciais deste ano.

Lula e Renan possuem uma relação próxima devido ao tempo em que conviveram nas gestões passadas do petista.  Em 2016, durante o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, Renan era o então presidente do Senado e foi favorável ao processo que a destituiu do poder.

Já em 2017, a relação entre Lula e a família foi retomada durante uma caravana pelo Nordeste, que Lula realizou em 2017.

Leia mais:

1 – Moro promete a evangélicos o que igreja já tem: Isenção tributária

2 – Presidente tem ostentado com dinheiro público

3 – Artistas que são contra o governo bolsonaro

Calheiros tem relação difícil com o governo Bolsonaro

Tanto o senador Renan Calheiros, que foi relator da CPI da Covid, quanto seu filho, governador do estado, tem atritos com a gestão federal. Renan Filho afirmou que iria acionar o STF após o Banco do Brasil não liberar empréstimos para o Alagoas, o que governadores acreditam ser uma ação política da gestão Bolsonaro.

Renan Calheiros chegou a dizer hoje que se o MDB não tiver candidatura competitiva irá apoiar o ex-presidente Lula. “Tivemos uma conversa com presidente Lula sobre Democracia, institucionalidade, economia e eleição. Inclusive a última, que elegeu Bolsonaro e quebrou o Brasil. Pessoalmente defendo que se o MDB não tiver um candidato competitivo é mais consequente uma aliança com Lula”, escreveu nas redes sociais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.