Lula envia Amorim à Venezuela para normalizar relações com o Brasil

Atualizado em 9 de março de 2023 às 9:42
Celso Amorim e Nicolás Maduro – Foto: EFE/Prensa Miraflores

O assessor especial da Presidência Celso Amorim e uma pequena delegação foram enviados a Caracas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o primeiro encontro de alto nível do governo petista com o chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro. Eles chegaram ao país na tarde desta quarta-feira (8).

De acordo com informações do jornal O Globo, Amorim foi discutir a situação política no país, a importância das eleições presidenciais de 2024, além de temas da relação bilateral, entre eles e a dívida que o país tem com o Brasil, de cerca de US$ 1 bilhão (dos quais 80% são com o BNDES).

O governo Lula vem discutindo internamente como lidar com uma parcela desta dívida que vence em breve. O valor gira em torno de US$ 100 milhões.

O assessor especial da Presidência, Celso Amorim – Foto: Reprodução

A emissora estatal venezuelana VTV transmitiu imagens do encontro e destacou que a visita visa “acentuar as relações diplomáticas entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Federativa do Brasil”. A reunião também foi informada pelo governo venezuelano através da conta de Maduro no Twitter.

As relações entre Brasil e Venezuela, suspensas desde 2019, foram retomadas com a volta de Lula à presidência no último dia 1º de janeiro. Durante toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil, assim como os Estados Unidos, reconhecia Juan Guaidó como presidente venezuelano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link