Lula flerta com nomeação de Gleisi ao Ministério da Justiça e abre debate no PT

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 12:16
Gleisi Hoffmann. Foto: reprodução

Membros do PT observam a movimentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para incorporar a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do partido, ao time ministerial. Nos bastidores, discute-se quem poderia substituí-la na liderança da legenda.

Fontes afirmam que Lula busca uma mulher para o Ministério da Justiça, precisando de alguém de confiança, o que torna Gleisi uma forte candidata. Mesmo sem assumir esse posto, há expectativa de que ela possa liderar outra pasta.

Gleisi recentemente se reuniu com o presidente no Rio de Janeiro, despertando especulações sobre possíveis movimentações. Algumas possibilidades incluem sua ida para a Secretaria-Geral, substituindo Márcio Macêdo, cogitado para a presidência do PT ou para a prefeitura de Aracaju.

Outra opção seria a liderança na Casa Civil ou no Ministério do Desenvolvimento Social. Além disso, prevê-se que o petista realize uma reforma ministerial no início do próximo ano.

Vale destacar que o principal obstáculo para Gleisi tornar-se ministra é encontrar um sucessor adequado para a presidência do PT. Lula está preocupado com a manutenção da estrutura do partido, especialmente em um ano eleitoral.

Lula e Gleisi Hoffmann em entrevista em SP

A necessidade de um líder com autoridade durante o ano eleitoral é enfatizada, enquanto aliados de Gleisi indicam sua relutância em assumir certos cargos.

Pessoas próximas alegam que ela evita assumir o Ministério da Justiça, posição delicada por supervisionar órgãos como a Polícia Federal. Argumentam que, como presidente do PT, sua visibilidade é maior do que em ministérios menores.

Gleisi foi cogitada anteriormente para um ministério na transição, mas Lula optou por mantê-la no comando do partido.

Na ausência de um sucessor natural, os nomes de José Guimarães, Rui Falcão e Humberto Costa ganham destaque como possíveis líderes do partido. Edinho Silva, prefeito de Araraquara, também é considerado como um nome forte, representando uma possível renovação para o PT.

A escolha do futuro presidente do PT dependerá do aval de Lula e da influência da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, conforme fontes do PT.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link