Futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz elogia Lula após encontro

Atualizado em 13 de novembro de 2021 às 10:33
Lula e Olaf Scholz, futuro chanceler da Alemanha
Lula e Olaf Scholz, futuro chanceler da Alemanha. Foto: Ricardo Stuckert

Lula se reuniu nesta sexta (12) com o futuro chanceler da Alemanha, o social-democrata Olaf Scholz. Ele sucederá Angela Merkel no cargo. Após o encontro, afirmou esperar prosseguir com o diálogo com o petista: “Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e espero continuar nosso diálogo!”.

O ex-presidente comentou que o encontro se deu para discutir a relação entre os países. “Falamos sobre o processo que está em curso para a formação de um novo governo e sobre a importância de fortalecer a cooperação Brasil Alemanha”, afirmou.

Antes do encontro com Scholz, Lula se reuniu com Martin Schulz liderança social-democrata da Alemanha. O petista foi elogiado e visto como “esperança” contra Jair Bolsonaro. “Lula é a esperança do Brasil para o fim da política de divisão e agitação de Jair Bolsonaro”, afirmou o alemão. “Foi uma honra conhecê-lo em Berlim”, completa.

Leia também:

1 – Colunista da Folha que chamou Marília Mendonça de “gordinha” se diz vítima do “tribunal digital”

2 – Bolsonaro já puniu 18 delegados da PF em retaliação

3 – Partido de Ciro Gomes, PDT dá aval para candidatos apoiarem o petista

Lula na Europa

O ex-presidente foi ao continente para se reunir com lideranças em quatro países. A Alemanha foi o primeiro deles. Lula ainda passará por mais três países. A viagem está prevista para durar 10 dias e tratar do cenário mundial e da América Latina.

Agora, ele visita a Bélgica, onde participa de debate no Parlamento Europeu. Também se encontra com líderes social-democratas do país.

Na França, estará em conferência sobre o Brasil no Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris). A conferência vai ocorrer 10 anos após ter sido o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa.

No dia 17, Lula recebe o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale. O prêmio se dá por sua gestão “marcada pelo desejo de promover a igualdade”. Ainda em Paris, o presidente vai se encontrar com Anne Hidalgo, prefeita da cidade.

O último país pelo qual passa o ex-presidente é a Espanha, onde participa de conferência e se reúne com lideranças políticas.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.