Destaques

Lula já definiu escolha dos três comandantes das Forças Armadas; conheça os mais cotados

O presidente eleito Lula (PT)
Foto: Reprodução/Montagem/Brasil247

Com um anúncio adiantado nesta quinta-feira (8) de que o ex-ministro José Múcio Monteiro (PTB), ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), irá assumir o Ministério da Defesa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista agora só deverá confirmar os nomes dos três comandantes que irão assumir as Forças Armadas.

Lula estava se programando para indicar todos os seus ministros somente após a sua diplomação, que acontecerá na próxima segunda-feira (12), no entanto o convite a Múcio já estava fechado e deve ser confirmado ainda nesta quinta.

O presidente eleito já possui três possíveis nomes para as Forças Armadas. De acordo com os critérios usados anteriormente na seleção dos comandantes, ele deverá escolher o general Júlio Cesar Arruda para o Exército, o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire para a Marinha e o brigadeiro Marcelo Damasceno para a Aeronáutica.

O novo ministro da Defesa, ainda não confirmado, já informou, nos bastidores, que manterá o critério tradicional de antiguidade para sua escolha, de forma a não gerar “marola ou instabilidade política entre os militares”.

Sendo assim, o general Júlio Cesar Arruda é o mais cotado para assumir a liderança do Exército. Aos 63 anos, Arruda é um dos poucos cuiabanos na área militar a atingir o posto de general de 4 estrelas do Exército brasileiro, o nível mais alto da corporação.

Arruda já atuou como comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e e exerceu a função de assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). O general recebeu o posto no CM do Leste em abril de 2019, quando o general Walter Braga Netto (PL), vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, deixou o cargo.

Já para a Marinha, o nome mais cotado é o do almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire. Em dezembro de 2021, Aguiar se tornou Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) e permanece no cargo desde então. Em 1981, ele foi declarado Guarda-Marinha.

E por fim, para a Aeronáutica, a indicação mais provável, seguindo os critérios tradicionais, será de brigadeiro Marcelo Damasceno como comandante. Damasceno, atualmente, é chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o cargo que ele assumiu desde em outubro de 2020.

Porém, embora as nomeações devam ser assimiladas de forma tranquila internamente, o novo líder do Exército é visto com ressalvas entre os aliados de Lula, especialmente os petistas.

Um dos problemas apontados é o fato de Arruda ser paraquedista formado nas Forças Especiais (FE) e próximo de outros colegas de FE, os os generais Luiz Eduardo Ramos e Eduardo Pazuello (PL), respectivamente ministro e ex-ministro de Bolsonaro.

Desde que Múcio começou a fazer encontros reservados com oficiais da ativa e da reserva, além de políticos e acadêmicos da área de Defesa, até mesmo com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ouviu várias vezes que a escolha de Arruda seria muito arriscada, porque ele é visto como o mais bolsonarista entre os mais antigos das Forças Armadas.

Os petistas ainda tentaram provocar mudanças na escolha de Múcio para o comandante do Exército, defendendo que ele escolhesse um dos outros dois generais promovidos a quatro estrelas no mesmo ano em 2019, poucos meses depois de Arruda. No final Múcio preferiu apostar que Arruda será o moderado que seus aliados “pintaram nos bastidores”.

Segundo a colunista Malu Gaspar, do O Globo, na avaliação dos governistas, o curto prazo não iria promover grandes traumas na força e poderia dar mais tranquilidade ao próprio Lula, que se preocupa com a forte ligação dos militares com Bolsonaro e os potenciais efeitos que isso pode causar em seu novo governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

Essencial do DCM TV: Governo Lula: 51 bilhões para o RS; prefeito bolsonarista “tenta lacrar” e leva invertida de Pimenta

https://www.youtube.com/watch?v=dN0KOMxfLbg Prof Viaro faz o giro de notícias do dia e entrevista: - 21h -…

28 minutos ago

TSE: ministro libera para julgamento processos que podem levar Moro à cassação

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou para julgamento o processo…

42 minutos ago

Grendene pede funcionários que doem a própria cesta básica para as vítimas do RS

A Grendene enviou nesta semana uma mensagem aos seus funcionários sugerindo que eles doassem itens…

1 hora ago

Lula diz estar “puto da vida” com preço do arroz: “O povo pobre não pode pagar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (09) estar “meio puto…

2 horas ago

VÍDEO – Prefeito de Farroupilha (RS) “tenta lacrar” na web e leva invertida de Pimenta

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo publicou um vídeo esclarecendo a confusão…

2 horas ago

É divulgada lista dos mortos e desaparecidos da tragédia no RS

O governo do Rio Grande do Sul começou a divulgar nesta quinta-feira (9) a lista…

3 horas ago