Ministério da Justiça vai ter que explicar possível participação dos EUA contra Lula

Atualizado em 9 de março de 2022 às 19:35
Ex-presidente Lula em discurso
Ministério da Justiça vai ter que explicar possível participação dos EUA contra Lula.
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (9), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade, em primeira seção, atender o pedido feito em agosto do 2020 pelo ministro Sérgio Kukina. Em defesa do ex-presidente, ele havia solicitado que o Ministério da Justiça desse esclarecimentos sobre uma possível participação dos Estados Unidos em ações contra Lula (PT) durante as investigações realizadas pela Lava Jato.

Ainda em 2020, quando o ministro lançou a questão sobre a colaboração americana, o Ministério da Justiça se pronunciou negando qualquer interação com o objetivo de adulterar as ações de âmbitos penais contra o ex-presidente. Sendo assim, a possibilidade é que o órgão simplesmente preste apenas mais um depoimento.

As discussões sobre o tema surgiram em meio as seis processos contra o petista. No ano passado, a partir de março, o ex-chefe do executivo federal conseguiu anular todas as acusações, colecionando vitórias seguidas na justiça. A última conquista similar veio na semana passada, quando Ricardo Lewandowski tratou a última ação que permanecia contra o petista.

Leia mais:

1 – Lula segue atropelando Bolsonaro em um eventual segundo turno

2 – Lula lidera, Bolsonaro cresce e Moro desaba, diz pesquisa

3 – Jurista do Prerrogativas critica ataque de Tabata a Lula: “Constrangedor”

Lula na corrida eleitoral 2022

Em levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, e divulgado nesta quarta, o líder petista vence em todos os cenários de um possível segundo turno. Bolsonaro (PL) teve oscilações nas intenções de votos e a terceira via permanece simplória nos dados. Apesar da colocação do ex-presidente, as porcentagens mostram uma oscilação negativa.

Com 38,9% Lula ocupa o topo das intenções sendo seguido pelo atual líder do governo que tem 30,9%. A terceira via tem em primeira posição o ex-juiz Sérgio Moro com 7,4% e na sequencia Ciro Gomes, 6,8%. Foram entrevistas pelo Paraná Pesquisas mais de 2.000 eleitores em mais de 164 municípios.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link