Lula avisa que não irá ao Chile para a posse de Boric

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 0:00
Lula avisa que não irá ao Chile para posse de Boric. O ex-presidente está sorrindo, com um terno preto, e usa um boné com o nome Boric".
Ex-presidente respondeu a Boric que não poderá ir à posse. Foto: Ricardo Stuckert

Após ter sido incluído na lista de convidados especiais do novo presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, o ex-presidente Lula respondeu que não poderá estar presente na cerimônia. A posse, que está prevista para acontecer no próximo dia 11 de março, terá convidados da esquerda latino-americana. Fontes do presidenciável brasileiro disseram ao Globo que a carta a Boric foi respondida recentemente.

Estão também convidados o pré-candidato à Presidência da Colômbia, Gustavo Petro, que lidera as pesquisas para o primeiro turno, que acontecerá no final de maio.  Petro divulgou nas redes sociais que recebeu a carta do presidente do Chile neste mês, na qual Boric afirma querer partilhar a cerimônia com “companheiras e companheiros de rota que em outros países também estão trabalhando para construir um presente e futuro com maior dignidade, justiça e bem-estar para todos”.

O escritor e ex-vice presidente da Nicarágua, Sergio Ramírez, opositor do atual chefe do Executivo, Daniel Ortega. Em resposta, ele disse expressar “gratidão pela solidariedade com a Nicarágua.”

Leia mais:

1 – PT na igreja: Pastor tenta aproximar Lula de evangélicos

 

2 – Quem são os evangélicos que votam em Lula

 

3 – Lula se muda para São Paulo e reforça segurança

Sem Lula, participação do Brasil será através do governo

O governo do Brasil será representado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). Em janeiro deste ano, Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, descartou estar na posse de Boric e assegurou que não é “de criar problemas com as relações internacionais”.

Ainda não estão confirmadas as presenças do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Espera-se que a vice-presidenta dos EUA, Kamala Harris, esteja na cerimônia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link