VÍDEO de Lula sobre Nicarágua é distorcido por bolsonaristas

Atualizado em 23 de novembro de 2021 às 12:30
Lula em entrevista ao El País espanhol
Lula em entrevista ao El País espanhol – Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista ao El País espanhol em que comentou o governo de Angela Merkel e de Daniel Ortega. Porém, nesta terça-feira (23), bolsonaristas compartilharam um trecho editado da fala do petista como se ele estivesse comparando os dois poderes e/ou minimizando a ditadura na Nicarágua.

Além dos apoiadores de Jair Bolsonaro, a mídia também tentou desmoralizar a imagem do ex-presidente, como a Folha, Antagonista, entre outros.

“Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González [primeiro-ministro da Espanha entre 1982 e 1996] pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”, diz Lula em um trecho cortado da entrevista. Confira o que ele realmente falou abaixo na íntegra.

Leia também:

1- PM ostentação promovia bacanal em lancha de luxo com policiais corruptos e empresários

2- Enfermeiras são afastadas por zombar de paciente que tentou suicídio

3- Irrelevância do PSDB, com fiasco das prévias e tudo, se reflete nas buscas do Google

Lula questionado sobre Nicarágua

Durante a entrevista, o petista foi questionado sobre as eleições na Nicarágua. “Qual é seu diagnóstico?”, questionou o jornal.

“Quando governei tentaram me convencer de que fosse a um terceiro mandato, e eu disse não, porque sou favorável ao rodízio de poder. Disse em uma entrevista que todo político começa a acreditar que é imprescindível e insubstituível e começa a virar um pequeno ditador. Eu era contra a candidatura de Daniel Ortega mais uma vez. A Frente Sandinista tem muita gente para se candidatar. Também fui contra Evo Morales ser candidato —ele já havia feito dois mandatos extraordinários. E o mesmo com Chávez. Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder?”, respondeu Lula.

Mas Merkel e González não prenderam seus opositores“, foi indagado Lula.

Não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram. Só sei que eu não fiz nada. Na Venezuela espero que se Maduro ganhar [nas eleições regionais e locais realizadas no sábado] se acate o resultado, e se perder também“, respondeu.

Confira vídeo abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link