Lula é melhor padrinho político que Bolsonaro e Doria em SP e no Rio, diz Datafolha

Atualizado em 8 de abril de 2022 às 10:55
Bolsonaro, Lula e Doria
Bolsonaro, Lula e Doria

A nova pesquisa Datafolha aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é melhor padrinho político do que o ex-governador de SP, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo. 66% dos paulistas não votariam em um candidato do tucano de jeito nenhum, enquanto 62% não apoiariam um nome do presidente. Somente 8% dizem que aceitariam a indicação de Doria. No caso de Bolsonaro, a aprovação é de 18%.

Já um indicado pelo petista não seria apoiado por 46% dos entrevistados, enquanto 27% afirmam que com certeza apoiariam o apadrinhado, segundo o Datafolha. Outro ex-governador do estado, Geraldo Alckmin (PSB), que será o vice de Lula nas eleições deste ano, também é um padrinho político melhor que Bolsonaro e Doria. 50% dos ouvidos não votariam no candidato de Alckmin, enquanto 33% dizem que talvez o fariam.

O levantamento foi realizado nos dias 5 e 6 de abril com 1.806 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-03189/2022.

Leia também:

1- Lula vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe

2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula

3- Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe

Lula também é melhor padrinho no Rio de Janeiro

Lula
Lula

No RJ, o cenário é similar. O Datafolha aponta que 26% dos entrevistados votariam com certeza num candidato apoiado pelo petista. 23% talvez escolheriam o indicado por Lula e 48% não optariam de jeito nenhum pelo escolhido do ex-presidente.

Já Bolsonaro, que tem no Rio seu maior e construiu sua história política no estado, levaria 16% dos entrevistados a escolher o candidato. 63% não votariam de jeito nenhum no indicado do chefe do Executivo federal. 9% dizem que talvez votariam no nome apontado pelo presidente.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link