Lula parabeniza Trump por vitória na eleição dos EUA: “Desejo sorte e sucesso”

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 11:09
Lula e Donald Trump: petista parabenizou republicano pela eleição. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou Lula em uma publicação no X.

Na semana anterior, durante uma entrevista a um veículo de comunicação francês, o petista havia expressado apoio à democrata Kamala Harris, afirmando que a vitória dela representaria um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia global e que estava torcendo por sua eleição.

Na ocasião, Lula afirmou: “A Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia nos EUA. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu”.

Os “puxa-sacos”

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos primeiros a comemorar a vitória e bajular Donald Trump após as eleições. Em post no X, antigo Twitter, Bolsonaro chamou Trump de “guerreiro” e exaltou sua “resiliência” mesmo após a derrota em 2020 e as investigações judiciais. “Hoje, assistimos ao ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo depois de enfrentar um processo eleitoral brutal e uma injustificável perseguição judicial, reergueu-se, como poucos na história conseguiram”, escreveu.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também publicou uma foto, na última terça-feira (5), acompanhando a apuração dos votos da eleição na casa de Trump, na Flórida. O filho de Jair Bolsonaro posou em frente a um portão decorado com tons de dourado, em Mar-a-lago, resort de luxo do republicano.

“Uma honra estar aqui para acompanhar a apuração das eleições mais importantes do mundo livre. Dos EUA, com o coração dos brasileiros que padecem sob o poder da esquerda. EUA e Brasil precisam ser parceiros em defesa da liberdade”, escreveu o deputado.

Ele também postou um vídeo parabenizando Trump pela eleição. No post, o parlamentar relacionou a eleição americana com a brasileira. “Donald Trump retorna a presidência dos EUA. No Brasil, Jair Bolsonar voltará em 2026!”, escreveu.

Vitória de Trump

A vitória de Trump foi confirmada por volta das 7h35 desta quarta-feira (6). Segundo projeção da Associated Press, ele conquistou votos suficientes no Colégio Eleitoral para assegurar um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.

Com 277 votos no Colégio Eleitoral e liderança no voto popular, Trump superou sua adversária, Kamala Harris, em uma eleição histórica. A vitória foi anunciada após ser atingida uma margem segura de votos, garantindo que a democrata não pudesse mais reverter o resultado.

Trump discursou como presidente eleito na manhã desta quarta-feira para apoiadores na Flórida, afirmando que seu novo governo será marcado por uma “era de ouro da América”. Ele declarou: “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América.”