Lula poderá ter 19 minutos a mais que Bolsonaro em propagandas na TV; entenda

Atualizado em 20 de outubro de 2022 às 14:37
O ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Bolsonaro (PL) no debate de segundo turno da TV Band
Foto: Reprodução/Band

Com as novas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre conceder direitos de resposta aos candidatos à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá receber até 19 minutos de inserções na TV a mais que seu adversário no segundo turno, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com as regras eleitorais, os candidatos tem direito a 25 inserções de 30 segundos diariamente, ou seja, 12 minutos e 30 segundos. Até o final da campanha no dia 28 deste mês, somariam, ao todo, 225 inserções para cada candidato na televisão.

Entretanto, com as decisões dos ministros Paulo Tarso Sanseverino e Maria Claudia Bucchianeri, a divisão igualitária foi alterada, após compreenderem que houve peças de campanhas baseadas em conteúdo “sabidamente inverídico”.

“A resposta apresentada deve ser objetiva, sem adjetivações, e deve necessariamente se dirigir à correção dos fatos tidos como falsos ou a afastar concretamente as afirmações tidas como gravemente ofensivas, mantendo, portanto, necessária pertinência temática. Descabe, na resposta, a prática de retorção ou mesmo a realização de nova propaganda eleitoral”, informou a ministra, após Bolsonaro ter vinculados propagandas que relacionavam Lula à criminalidade, durante 7 dias.

Em virtude disso, Lula poderá pular das 225 inserções até dia 28 para 395. A campanha petista informou que os direitos de resposta já começarão a ser utilizados nesta quinta-feira (20). Por sua vez, Bolsonaro terá apenas 55 no mesmo período.

“A gente reconhece e aplaude a decisão do TSE, porque há o reconhecimento da campanha criminosa de Bolsonaro. Não chega a resolver o problema, mas minimiza. Eles ficaram no primeiro turno contando as mesmas mentiram e o discurso de certa forma fica no imaginário do eleitor, o que dificulta a reparação. Mas temos que aplaudir a iniciativa do TSE”, disse o advogado do petista Marco Aurélio de Carvalho, que acompanhou o caso.

Segundo o jornal O Globo, os números ainda podem ser alterados pois ainda existem pedidos de direito de resposta que deverão ser analisados pelo TSE. Na manhã de hoje, advogados do PT e do PL se reuniram com o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, para discutirem o assunto.

A campanha bolsonarista avaliou que o petista, possivelmente, poderá perder tempo de TV por conta de ações que ainda não foram julgadas pela pasta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link