Lula quer Nobel da Paz para Raoni: “Teve gente que ganhou sem merecer”

Atualizado em 26 de março de 2024 às 23:53
Lula, Raoni e o presidente da França Emmanuel Macron. Foto: Divulgação

Durante um evento em Belém nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo pelo Prêmio Nobel da Paz para o cacique Raoni, que recebeu a mais alta honraria francesa do presidente Emmanuel Macron.

Em seu discurso, Lula elogiou o trabalho de Raoni em prol dos povos indígenas, afirmando que ele merece o Nobel da Paz mais do que qualquer outra pessoa no planeta. Ele prometeu empenhar esforços para garantir que Raoni, representando os indígenas brasileiros, seja reconhecido com esse prêmio histórico.

Além disso, Lula reforçou o compromisso do governo brasileiro com a demarcação de terras indígenas, destacando que os 14% de terras demarcadas atuais são insuficientes para garantir a sobrevivência e preservação cultural dessas comunidades.

O presidente Lula também reiterou a meta de atingir 0% de desmatamento na Amazônia até 2030, enfatizando a importância da preservação ambiental.

Também foi anunciado que a COP 30 será realizada em Belém e prometeu que o evento terá a melhor organização já vista. Ele expressou o desejo de compartilhar a biodiversidade da Amazônia com o mundo, garantindo a participação dos povos indígenas em decisões relacionadas ao uso das terras.

Durante o evento, foi assinada uma parceria financeira entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e bancos públicos brasileiros para atrair investimentos de até 1 bilhão de euros em bioeconomia nos próximos quatro anos, destacando a importância da cooperação internacional para promover o desenvolvimento sustentável.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link