Lula recebe primeiro-ministro alemão na próxima segunda (30)

Atualizado em 27 de janeiro de 2023 às 21:16
Lula e Olaf Scholz durante encontro 2021, logo após o alemão vencer as eleições legislativa
Lula e Olaf Scholz durante encontro 2021, logo após o alemão vencer as eleições legislativa. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula recebe o primeiro-ministro alemão Olaf Scholz na próxima segunda (30). A reunião tem o objetivo de aprofundar a retomada da relação entre o Brasil e a Alemanha, além de discutir o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O chanceler também deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia.

Lula e Scholz se reuniram em novembro de 2021 em Berlim. O petista se reuniu com diversos líderes da União Europeia na época, como a então chanceler Angela Merkel, o presidente da França Emmanuel Macron e o da Espanha, Pedro Sánchez.

O país foi representado pelo presidente Frank-Walter Steinmeier durante a posse de Lula. Na visita oficial de Scholz, também está prevista uma reunião paralela entre Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Svenja Schulze, ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento.

Veja a agenda do presidente na próxima segunda:

  • 15h30 – Cerimônia de recepção no Palácio do Planalto
  • 15h45 – Reunião do presidente Lula com o chanceler Olaf Scholz e reunião paralela entre empresários e ministros
  • 18h00 – Cerimônia de assinatura do acordo, por trocas de notas, sobre o Fundo Amazônia, pelo ministro Mauro Vieira (MRE)
  • 19h00 – Jantar Oficial

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link