Lula reconhece tamanho de ato bolsonarista na Paulista: “Não pode ser negado”

Atualizado em 27 de fevereiro de 2024 às 18:27
Lula, presidente do Brasil. Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o recente ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, durante entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa É Notícia, da RedeTV!. Lula destacou a magnitude do evento, reconhecendo que foi uma manifestação expressiva.

“É um fato que não pode ser negado. Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo quem não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá, ‘é outros 500′”, afirmou o presidente, referindo-se à quantidade de participantes no ato.

Lula também criticou a natureza do protesto, descrevendo-o como “em defesa do golpe” e expressou preocupação com a postura dos manifestantes. “Eles todos com muito medo, muito cuidado. De qualquer forma, é importante a gente ficar atento, porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira”, acrescentou.

Sobre o pedido de anistia feito por Bolsonaro para os presos pelo 8 de janeiro, Lula foi enfático em sua reprovação. “Quando o cidadão lá pede anistia, ele tá dizendo: ‘Não, perdoe os golpistas’. Tá confessando o crime”, avaliou. Na ocasião, o ex-mandatário alegou que pretendia “passar uma borracha no passado”.

“É por parte do Parlamento brasileiro, é uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. A conciliação, nós já anistiados no passado, quem fez barbaridade no Brasil”, disse Bolsonaro durante o discurso feito do trio elétrico no domingo.

Além disso, o petista caracterizou a manifestação como um “protesto contra a democracia”, destacando a prisão dos envolvidos no episódio do 8 de janeiro como uma medida para garantir a ordem no país.

O presidente também abordou a presença de governadores no ato, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, observando que estes políticos têm uma ligação direta com Bolsonaro. “Essa gente toda tinha até obrigação de estar lá porque só foi eleita por causa de Bolsonaro”, alfinetou.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou que o ato reuniu aproximadamente 600 mil pessoas na Avenida Paulista e um total de 750 mil pessoas quando considerado o público presente nas ruas adjacentes, destacando a manifestação como pacífica e sem incidentes registrados.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link