
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste sábado (21), com o novo comandante do Exército nomeado por ele, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. O ministro da Defesa, José Múcio, também participou do encontro. “Desejo um bom trabalho”, escreveu Lula.
A troca no comando da Força foi feita pelo presidente durante o dia de hoje, com a demissão do general Júlio César de Arruda e a nomeação do novo comandante, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. De acordo com Múcio, o motivo da troca foi “uma fratura de confiança” na relação do governo com o Exército, por conta dos ataques golpistas do dia 08 de janeiro, que teriam contado com a permissividade da força militar.
Ribeiro Paiva ocupava o cargo de Comandante Militar do Sudeste. Em um discurso na quarta-feira (18), ele defendeu o respeito ao resultado das urnas e a democracia para a tropa a qual estava à frente. Ao anunciá-lo, José Múcio afirmou que a troca tem o objetivo de “estancar e superar o episódio” do ataque de 08 de janeiro.
“Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general”, escreveu Lula nas redes sociais.
Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/1Ixf3ZVYyb
— Lula (@LulaOficial) January 21, 2023