Quem é o novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Atualizado em 21 de janeiro de 2023 às 15:20
General Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Demorou, mas aconteceu.

Lula demitiu neste sábado (21) o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército.

Na véspera, Arruda participou de uma reunião, no Palácio do Planalto, com o presidente, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e seus pares da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Foi o primeiro encontro de Lula com os chefes das Forças Armadas depois dos atos terroristas de 8 de janeiro.

Segundo o Washington Post, Arruda impediu o ministro da Justiça, Flávio Dino, e PMs de prenderem golpistas que acampavam no QG em Brasília no dia das invasões aos prédios do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Arruda teria dito a Dino, de acordo com o jornal: “Vocês não vão prender pessoas aqui”. Ficou combinado que a Polícia Militar do DF só entraria no acampamento na manhã de 9 de janeiro.

O substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Na quarta, dia 18, Paiva defendeu o respeito ao resultado das urnas e a democracia durante um discurso de cerca de 10 minutos para a tropa no quartel-general do Comando Militar do Sudeste, à frente do qual ele estava.

Nascido em 29 de setembro de 1960, em São Paulo, ele é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva. Incorporou-se às fileiras do Exército em 3 de março de 1975 e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.

Possui os cursos da carreira de Oficial-General do Exército e outros específicos, como Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Estágio Básico e Avançado de Salto Livre, Precursor Paraquedista e de Estado-Maior no Exército do Equador.

Tem no currículo o comando da Força de Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, o comando da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, em Resende, e a chefia do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília.

Também foi ajudante de ordens do presidente da República, assessor militar do Brasil no exterior, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.

Desempenhou ainda a função de Chefia do Departamento de Cultura e Educação do Exército no Rio de Janeiro.