Destaques

Lula se reúne com Zelensky nos EUA: “Uma boa conversa para construção da paz”

Os presidentes Lula (Brasil) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) durante reunião em Nova York, nos Estados Unidos. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula se reuniu nesta quarta (20) com o ucraniano Volodymyr Zelensky em Nova York, nos Estados Unidos. O petista diz que eles conversaram sobre a “construção da paz” no conflito do país contra a Ucrânia e disse que é importante que manter um canal de diálogo entre as duas nações.

“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, afirmou Lula.

Zelensky disse que a reunião foi “importante” e que eles tiveram uma “discussão honesta e construtiva”. “Instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz [cúpula proposta pela Ucrânia para acabar com a guerra contra a Rússia]”.

O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que o encontro foi importante para “quebrar o gelo” entre Lula e Zelensky. Ele afirma que foi uma reunião “calorosa e honesta” e que os mandatários “agora entendem a posição um do outro muito melhor do que antes”.

“É uma obrigação de ambas as nossas equipes trabalharem em etapas futuras pelas relações bilaterais e nos esforços relacionados à paz”, prosseguiu.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou de coletiva de imprensa após o encontro e afirmou que houve um “entendimento mútuo muito bom”. Segundo ele, Zelensky “expôs sua posição” e não houve “desentendimento entre os dois chefes de Estado”.

O chanceler brasileiro diz que Lula e Zelensky “concordaram em continuar com esse diálogo enquanto for possível” e que eles instruíram os representantes do governo a manterem contato.

“Lula reafirmou a posição muito clara e constante do Brasil de que o país condena a invasão territorial e quer, por todas as formas possíveis, promover um diálogo para a paz”, completou.

Segundo a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, Zelensky não fez nenhum pedido para fornecimento de armas ao país e respeitou a posição de Lula durante a conversa. O ucraniano reclamou que a imprensa tentou criar uma suposta briga entre eles e pediu para que o petista ligasse para ele caso houvesse algum ruído na relação.

Fontes do governo brasileiro ainda relataram que o encontro foi formal, por se tratar de um assunto diplomático sério, e que Zelensky foi respeitoso com Lula durante toda a reunião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Despedida: “Antero Greco está nos seus dias finais”, diz Paulo Soares

O apresentador Paulo Soares afirmou em uma publicação que seu colega Antero Greco está nos…

2 horas ago

A motivação e o esquema dos irmãos Brazão por trás da morte de Marielle Franco

A grilagem de terras, apontada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR)…

3 horas ago

Quem é Fabiano Feltrin, prefeito bolsonarista e cover de Elvis que discutiu com ministro de Lula

O prefeito bolsonarista de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin (PL), vinha fazendo diversos ataques ao governo…

4 horas ago

VÍDEO: pressionado após fake news, Pablo Marçal recua e pede fim de críticas ao governo Lula

O coach bolsonarista Pablo Marçal deu aquela famosa arregada. Ele, que vinha há dias criticando…

5 horas ago

Risco de alagamentos: RS deve ter novos temporais neste fim de semana

Novos temporais são esperados no Rio Grande do Sul neste fim de semana, com previsão…

5 horas ago

Fake news prejudicam resgate no RS e serão investigadas, diz Pimenta no Jornal Nacional

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou na…

13 horas ago