Lula se reúne com Zelensky nos EUA: “Uma boa conversa para construção da paz”

Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 19:51
Os presidentes Lula (Brasil) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) durante reunião em Nova York, nos Estados Unidos. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula se reuniu nesta quarta (20) com o ucraniano Volodymyr Zelensky em Nova York, nos Estados Unidos. O petista diz que eles conversaram sobre a “construção da paz” no conflito do país contra a Ucrânia e disse que é importante que manter um canal de diálogo entre as duas nações.

“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, afirmou Lula.

Zelensky disse que a reunião foi “importante” e que eles tiveram uma “discussão honesta e construtiva”. “Instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz [cúpula proposta pela Ucrânia para acabar com a guerra contra a Rússia]”.

O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que o encontro foi importante para “quebrar o gelo” entre Lula e Zelensky. Ele afirma que foi uma reunião “calorosa e honesta” e que os mandatários “agora entendem a posição um do outro muito melhor do que antes”.

“É uma obrigação de ambas as nossas equipes trabalharem em etapas futuras pelas relações bilaterais e nos esforços relacionados à paz”, prosseguiu.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou de coletiva de imprensa após o encontro e afirmou que houve um “entendimento mútuo muito bom”. Segundo ele, Zelensky “expôs sua posição” e não houve “desentendimento entre os dois chefes de Estado”.

O chanceler brasileiro diz que Lula e Zelensky “concordaram em continuar com esse diálogo enquanto for possível” e que eles instruíram os representantes do governo a manterem contato.

“Lula reafirmou a posição muito clara e constante do Brasil de que o país condena a invasão territorial e quer, por todas as formas possíveis, promover um diálogo para a paz”, completou.

Segundo a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, Zelensky não fez nenhum pedido para fornecimento de armas ao país e respeitou a posição de Lula durante a conversa. O ucraniano reclamou que a imprensa tentou criar uma suposta briga entre eles e pediu para que o petista ligasse para ele caso houvesse algum ruído na relação.

Fontes do governo brasileiro ainda relataram que o encontro foi formal, por se tratar de um assunto diplomático sério, e que Zelensky foi respeitoso com Lula durante toda a reunião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link