Lula sobre os protestos da extrema-direita de Portugal no Parlamento: “Cena ridícula”

Atualizado em 25 de abril de 2023 às 12:06
Lula durante pronunciamento no parlamento português – Foto: Tiago Petinga/Lusa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (25), que os protestos dos deputados da extrema-direita durante seu discurso no Parlamento português foram uma “cena ridícula”.

Durante o pronunciamento, parlamentares do partido Chega promoveram um protesto para interromper o discurso após uma salva de palmas ao petista. Eles seguravam cartazes com ataques ao chefe do Executivo brasileiro.

“Quem faz política está habituado a isso. Eu acho que essas pessoas quando voltarem para casa e deitarem a cabeça no travesseiro vão falar: que papelão nós fizemos”, disse o presidente brasileiro.

Lula também disse que não viu um incidente, mas apenas “dez pessoas ou meia dúzia de pessoas protestarem, o que é a coisa mais natural na democracia”.

“Eu às vezes lamento porque as pessoas quando não têm uma coisa boa para fazer, para aparecer, as pessoas fazem essa cena de ridículo. Eu sinceramente não sei como é que estas pessoas vão chegar em casa, olhar nos seus filhos, nos seus pais e falar que estiveram na assembleia a participar num evento praticamente de homenagem à revolução dos cravos, porque foi para isso que eu vim aqui a convite do Presidente Rebelo”, afirmou.

Após a cena, o presidente do Parlamento, Santos Silva, cobrou respeito. “Os senhores deputados que se querem manter na sessão plenária têm de se manter com s urbanidade, a cortesia e educação que é exigida a qualquer representante do povo português”, disse. “Chega de insultos, chega de envergonhar as instituições, chega de envergonhar o nome de Portugal”.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link