Lula se encontra com o ‘velho’ PSDB pensando na governabilidade

Lula de olho nos tucanos

Atualizado em 23 de janeiro de 2022 às 7:47
A imagem de FHC e de Lula
Os ex-presidentes FHC e Lula – Ricardo Stuckert-21.mai.2021/Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta trazer para seu entorno políticos de centro e centro-direita, entre eles, figuras históricas do PSDB. Fernando Henrique Cardoso, Aloysio Nunes e outros estão na mira do petista, lembra a Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro não demarcou nenhuma terra indígena em três anos no poder

2 – Bolsonaristas estão com medo de serem abandonados por causa do Centrão

3 – Comandante da Marinha alemã renuncia após defender Putin na Ucrânia

Lula e o PSDB

Mais do que representar uma nova Carta ao Povo Brasileiro, a possível composição com o ex-tucano Geraldo Alckmin é a face mais visível da convicção de Lula, dizem, de que tão importante quanto a vitória é garantir um arco de apoio político suficiente para governar.

Na sexta (21), Lula encontrou-se com o ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, figura emblemática para o PT por ter sido vice de Aécio Neves (PSDB) na eleição de 2014 e por ter integrado, depois, as fileiras da articulação política que resultou no golpe Dilma Rousseff, em 2016, em um impeachment sem crime de responsabilidade.

Foi a segunda vez que eles se reuniram em pouco mais de de dois meses. De acordo com o tucano, Lula listou o que, na sua opinião, são retrocessos produzidos pelo governo Bolsonaro e defendeu a colaboração suprapartidária, à exceção da extrema-direita, para superação desses desafios.

“Ele disse o seguinte: ‘Se eu for candidato, e se eu for eleito, preciso de um mutirão para governar'”, afirmou Aloysio. Ainda segundo ele, Lula não falou em alianças eleitorais e sim na reconstrução de um espírito colaborativo. No encontro, ocorrido a convite de Lula, os dois lembraram momentos em que PT e PSDB se uniram em torno de uma agenda convergente, como na política de transferência de renda, no Código Florestal e no Marco Civil da Internet.

Depois de uma hora e meia de conversa, o ex-senador manifestou-se a favor da chapa Lula-Alckmin para a corrida presidencial. De acordo com o tucano e também com petistas, Lula tem dito que, se voltar ao poder, terá pela frente a administração de um país em condições mais desafiadoras do que recebida de Fernando Henrique Cardoso em 2003.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link