A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (7), segue indicando o ex-presidente Lula (PT) como favorito para vencer as eleições de outubro no 2º turno. Os cinco cenários previstos apontam para a vitória do petista, com 55% a 58% da preferência.
O desempenho de Lula melhorou em relação ao levantamento anterior. Na média, a preferência pelo ex-presidente no segundo turno passou de 54%, em março, para 55%, em abril. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), também obteve um crescimento. Subiu de 32% para 34% o percentual a favor dele, na mesma base de comparação.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de março e 3 de abril. Foram entrevistados 2.000 brasileiros em 127 mil municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também:
1- Petista vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe
2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula
3- Ex-presidente fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe
Lula tem larga vantagem sobre Bolsonaro
Em um cenário em que ele disputa com o atual mandatário da República, o petista tem uma vantagem de 21 pontos. Lula tem 55% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 34%.
Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo marcam 8%, menor número registrado pelo levantamento desde julho de 2021. 3% dos entrevistados ainda se dizem indecisos.
Votos válidos: Lula mantém vitória no primeiro turno
Mesmo com a desistência de Moro e transferência de votos para Bolsonaro, Lula venceria a disputa no primeiro turno, com 51,1% dos votos válidos no principal cenário estimulado. Entre todos os cenários pesquisados, o petista varia de 44% a 46% e Bolsonaro entre 29% e 31%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, face a face, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%.