Eleições 2022: Lula vence Bolsonaro no 2º turno, mas diferença cai pela metade em 6 meses

Atualizado em 30 de março de 2022 às 14:01
Bolsonaro e Lula em tela dividida
Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Imagem: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno com uma boa folga se as eleições presidenciais fossem hoje, mostra a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (30). Lula aparece com 50% dos votos, contra apenas 38% de Bolsonaro. Nesse cenário de segundo turno, 9% votariam branco ou nulo e 3% afirmaram não saber.

A diferença de 12 pontos percentuais, no entanto, já foi maior. Na mesma pesquisa realizada entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2021, Lula tinha 55% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro no segundo turno. Portanto, seis meses atrás a diferença era de 25 pontos.

A pesquisa PoderData divulgada hoje fez 3.000 entrevistas em 275 municípios das 27 unidades da Federação, entre os dias 27 e 29 de março. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos e a chance da pesquisa retratar a realidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR 06661/2022.

Leia mais:

1. Aliado de Milton Ribeiro, ministro interino do MEC também se reuniu com pastores

2. Após arrecadar R$ 575 mil, Dallagnol diz ter cancelado sua chave Pix

3. Celso Amorim acredita que China pode ajudar em negociações entre Rússia e Ucrânia

No primeiro turno, Lula também lidera

O ex-presidente Lula durante evento do PT. Ele usa um boné vermelho e fala ao microfone.
O ex-presidente Lula durante evento do PT – Ricardo Chicarelli -19.mar.2022/AFP

O ex-presidente Lula (PT) tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 32% de Bolsonaro (PL), de acordo com a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (30). Em comparação com o levantamento anterior, os dois cresceram, mas a vantagem do petista diminuiu.

Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%. João Doria (PSDB), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, Eduardo Leite (PSDB), com 1%, e Simone Tebet (MDB), com 1%, vêm na sequência. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link