Macron e Le Pen disputarão segundo turno nas presidenciais da França

Atualizado em 10 de abril de 2022 às 16:36
Projeções para elição na França mostra liderança de Macron e Le Pen
Uma tela mostra o presidente francês Emmanuel Macron e a candidata de extrema direita Marine Le Pen.
Foto: Francois Mori/AP

O atual presidente da França, Emmanuel Macron, obteve 28,1% dos votos contra 23,3% de Marine Le Pen no 1º turno da eleição presidencial realizada neste domingo (10), segundo os resultados preliminares atualizados às 20h (horário local, 15h de Brasília).

Segundo estimativas iniciais do Instituto Ifop, Macron teria tido 28,6% dos votos e Marine Le Pen 24,4%. As projeções preliminares do Insituto Ipsos indicam 28,1% para Macron e 23,3% para Le Pen. O candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon teria ficado em terceiro lugar.

Os 2 candidatos disputam o 2º turno em 24 de abril. No pleito presidencial de 2017, Macron obteve 23,89% dos votos. Le Pen ficou com 21,43%. No 2º turno, o atual presidente venceu a adversária por 66,1% a 33,9%.

Para vencer no 1º turno é exigida maioria simples: 50% + 1 dos votos, percentual mínimo estabelecido pela Constituição francesa. São consideradas inválidas cédulas depositadas em branco ou com nomes de candidatos fictícios, por exemplo. Não há voto nulo, como no Brasil.

LEIA MAIS:

1- Segundo turno de eleições regionais na França confirma derrota de partidos de Macron e Le Pen

2- Extrema direita recua e partido de Macron “leva novo tapa na cara” no 1° turno das eleições regionais na França

3- DCM nas eleições: Márcio França passa Skaf na corrida pelo governo de SP; Doria aparece em primeiro

Macron x Le Pen

Quem são os lideres nas eleições da França 2022
Eleição francesa acontece no domingo, 10, e tem Macron e Le Pen como favoritos
Foto: Reprodução

Os dois candidatos que irão para o segundo turno se enfrentarão em um debate antes da votação. O novo chefe do Executivo francês deverá assumir o cargo até o dia 13 de maio.

Em seu primeiro mandato, o atual presidente Macron cortou impostos para empresas e para os ricos, facilitou a contratação e a demissão de funcionários e usou o orçamento para manter o país funcional durante a pandemia da Covid-19. O centrista é  defensor de uma União Europeia forte, e tentou liderar esforços diplomáticos para evitar a guerra na Ucrânia. Macron é o líder mais jovem da França desde Napoleão.

A vitória dele em 2017 foi considerada surpreendente. Durante sua presidência houve ondas de protestos. Os manifestantes expressaram a opinião de  que Macron está desconectado da população em geral e de suas necessidades.

No outro lado da disputa, Marine Le Pen. A candidata é dirigente do partido de extrema direita mais tradicional do pais, o Assembleia Nacional. Ela vai concorrer à presidência do país pela terceira vez. Em 2012, ficou em terceiro. Em 2017, em segundo.

Le Pen tem trabalhado nos últimos anos para melhorar a imagem do partido dela, visto como racista e xenofóbico pelo pleito francês. Ela deu declarações contra a União Europeia. Recentemente, no entanto, ela tem evitado criticar o grupo, mas afirma que mudaria a moeda francesa. Ela tenta atrair um número maior de eleitores, mas ao mesmo tempo ela perdeu apoiadores para um novo concorrente, Eric Zemmour.

As estimativas do Instituto Ipsos-Sopra Steria mostram:

  • Emmanuel Macron (República em Marcha!): 28,1%;
  • Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional):  23,3%;
  • Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa): 20,1%;
  • Éric Zemmour (Reconquista): 7,3%;
  • Valérie Pécresse (Republicanos): 5%;
  • Yannick Jadot (Verdes): 4,4%;
  • Jean Lassalle (Vamos Resistir!): 3,3%;
  • Fabien Roussel (Partido Comunista Francês): 2,7%;
  • Nicolas Dupont-Aignan:  2,3%;
  • Anne Hidalgo (Partido Socialista): 2,1%;
  • Nathalie Arthaud (Luta Operária): 0,8%;
  • Philippe Poutou (Novo Partido Anticapitalista): 0,7%.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link