Mais 8 corpos são encontrados na Terra Indígena Yanomami

Atualizado em 2 de maio de 2023 às 18:02
Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Foto: Amanda Perobelli

Mais oito corpos foram encontrados na região do Uxiú, dentro da Terra Indígena Yanomami. No último sábado (29), garimpeiros atiraram contra três indígenas – uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local. Com informações da Folha de S.Paulo.

As outras duas vítimas foram socorridas no posto de saúde que funciona na própria reserva e, em seguida, transferidas para o Hospital Geral de Roraima (HGR), onde foram internadas.

A Polícia Federal (PF) ainda investiga o que causou as mortes e reforçou, em conjunto com a Força Nacional, a segurança na região. Como as vítimas não são indígenas, pessoas envolvidas na apuração acreditam que a ação tenha sido uma retaliação pelo ataque sofrido no sábado.

Indígena baleado em comunidade Yanomami é levado para receber atendimento. (Imagem: Reprodução)

Os corpos foram encontrados no domingo (30), durante um sobrevoo das equipes de segurança. Eles estavam boiando na água, em um barranco, em uma região de garimpo. Pelo menos um deles foi atingido por uma flecha.

Em razão do confronto entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com garimpeiros ligados ao tráfico de drogas, a PF também intensificou as ações em toda a Terra Indígena Yanomami.

Foi instaurado um inquérito para apurar as mortes e equipes de elite foram encaminhas ao local.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link