Finlândia é o país mais feliz do mundo, Brasil vai mal

Atualizado em 18 de março de 2022 às 13:11
Imagem de um homem com um cartaz dizendo que tem fome; Brasil foi mal no ranking de país mais feliz do mundo
Brasil de Bolsonaro vai mal no ranking do país mais feliz do mundo – Foto: Reprodução

A Finlândia é o “país mais feliz do mundo”, pelo quinto ano consecutivo, na classificação do “World Happiness Report” (Relatório de Felicidade Mundial), financiado pela ONU. O Brasil aparece na 39ª posição, atrás de países como Arábia Saudita, Uruguai, Kosovo e Panamá. O Afeganistão aparece em último lugar, seguido pelo Líbano, em penúltimo lugar.

A Finlândia, com nota 7,82 em uma escala que vai até 10, supera Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda, países que completam o grupo de cinco mais felizes do mundo.

O Brasil foi o terceiro país latino-americano melhor colocado, atrás da Costa Rica (23ª) e do Uruguai (30º). Já a Venezuela (108º) é o país latino-americano de pior posição, atrás inclusive do Iraque.

“Os três avanços mais importantes foram os da Sérvia, Bulgária e Romênia. Os retrocessos mais fortes aconteceram com Líbano, Venezuela e Afeganistão”, segundo o “World Happiness Report”, um estudo financiado pela ONU e que começou há 10 anos.

Leia também:

1- Brasileiro que lutava na Ucrânia foge da guerra reclamando de vazamento de fotos

2- Brasil de Bolsonaro: Supermercado tranca geladeira de carnes

3- Bolsonaro derruba salário líquido do brasileiro em 2021, diz pesquisa

País mais feliz do mundo

O relatório é baseado em pesquisas que questionam as pessoas sobre a sensação de felicidade e cruzam as informações com dados do PIB, níveis de liberdade individual ou de corrupção, entre outros dados.

“A lição obtida do relatório, nestes dez anos, é que a generosidade entre as pessoas e a honestidade dos governos são cruciais para o bem-estar”, afirmou Jeffrey Sachs, um dos coautores.

“Os líderes mundiais deveriam levar isto em consideração”, acrescentou.

(Texto originalmente publicado em RFI)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link