Malafaia emplaca aliados e direita supera esquerda nos conselhos tutelares de SP e RJ

Atualizado em 4 de outubro de 2023 às 14:31
Eleição Conselho Tutelar 2023. (Foto: Reprodução)

A direita superou a esquerda nas eleições para conselhos tutelares no Rio de Janeiro e São Paulo, impulsionada por uma ampla mobilização em igrejas e redes sociais.

Segundo um levantamento realizado pelo Globo, dos 95 titulares eleitos no Rio e dos 260 em São Paulo, 14% defendem pautas conservadoras associadas à base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto apenas 4,7% estão ligados a temas de esquerda.

Somente o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, emplacou dez conselheiros titulares e dois suplentes no estado do Rio de Janeiro, incluindo sua prima Priscila Malafaia, que conquistou uma vaga em São João de Meriti.

Psicanalista de formação, Priscila se descreve como “pregadora” e “palestrante”. Com frequência, participa de sermões no templo de seu primo.

Silas foi questionado acerca do emplacamento de sua prima, e afirmou que sua familiar é uma pessoa que “gosta de crianças” e que tinha o desejo de se candidatar.

“Os principais responsáveis por essa eleição são os ativistas de esquerda que passaram o mês perseguindo evangélicos, como se nós não pudéssemos participar de uma eleição. Eu apenas orientei todos a votarem em pessoas de princípios e valores, mas os militantes conseguiram ser nossos cabos eleitorais. Eu tinha dois e agora tenho 12”, disse o religioso.
Silas Malafaia elegeu o conselheiro Leandro Eugênio Porcino e sua prima, Priscila Malafaia. (Foto: Reprodução)

Além de sua prima, Malafaia também impulsionou a candidatura do pastor Joel Bitencourt Serra, que acabou sendo eleito para o conselho da Barra da Tijuca. Durante sua campanha, Bitencourt recebeu pedidos de voto em pleno púlpito da igreja Batista Atitude.

Eleições do Conselho Tutelar

As eleições foram realizadas no dia 1º de outubro, em todo o país, para cerca de 30 mil conselheiros tutelares, que terão atuação no quadriênio entre 2023 e 2027. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais eleitos para compor o conselho devem atender menores de idade com direitos violados ou ameaçados.”

O salário do conselheiro varia entre as cidades, já que se trata de um órgão municipal — nas capitais, ele pode ir de R$ 1.413,36 (Belém) a R$ 6.812,47 (Cuiabá).

Em 2023, a eleição para os 6,1 mil conselhos tutelares espalhados pelo Brasil se tornou um novo palco da batalha travada entre políticos de esquerda e direita. A mobilização colaborou para uma votação recorde, em um crescimento de mais de 28% no número de participantes na comparação com 2019.”

Apesar do número maior de eleitos pela direita, três dos cinco candidatos mais votados no município são militantes de esquerda. Filiada ao PSOL, Paty Félix se tornou a conselheira mais votada da história, ao ser escolhida por quase seis mil eleitores. O segundo colocado, Leonardo Judice Amatuzzi, e a quarta, Milena Salgueiro, também são associados a partidos da base do governo Lula — PSOL e PT, respectivamente.

Entretanto, a mobilização de líderes evangélicos na corrida eleitoral em questão é alvo de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e atrasou, em algumas cidades, o resultado das eleições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link