Destaques

Maracutaia: golpe iniciado em 80 aterra o mar em Floripa. Por Renan Antunes

Maquete do hotel a ser construído em aterro sobre o mar de Floripa

A especulação imobiliária venceu mais uma em Floripa, num golpe iniciado em 1980, quando o então governador Jorge Bornhausen doou a Ponta do Coral para sua esposa, dona Déa, usar o imóvel para as crianças internas da Fucabem, a Febem local (a primeira-dama presidia a instituição).

O terreno está localizado no mar (daí ser uma ponta) bem na frente do Palácio do Governo.

Nos anos 70, antes da construção da Avenida Beira Mar, estava desocupado, mato crescendo – e nas águas, muito coral e abundância de animais marinhos. Era um ponto de pesca dos manezinhos.

Hoje, olhando de fora, quem passa rápido pela Beira Mar nada vê – mas a batalha pela ocupação dos 14 mil m² da área é feroz.

A encrenca começou quando Bornhausen doou o terreno à mulher no que parecia benemerência. Em três meses a primeira dama achou melhor vender o terreno e usar o dinheiro nas obras assistenciais – assim, ela deu um balão na Assembleia Legislativa: como tecnicamente o terreno pertenceria à Fucabem e não mais ao Estado, a venda seria legal.

Não era. E de lá para cá foi só confusão.

Quem comprou o terreno foi Realdo Gulielmi, um empresário da mineração de carvão, um dos homens mais ricos do Estado à época – óbvio que pobre não compra terra poque não tem dinheiro.

Realdo queria construir um hotel na Ponta do Coral.

Ocorre que o Plano Diretor de Floripa dos anos 70 não permitia – havia bastante terra disponível para o empreendimento até mesmo na Beira Mar, hoje transformada num paredão. Mesmo sabendo, por décadas Realdo tentou erguer seu hotel, manobrando junto à Câmara e tentando mudar a lei, sem sucesso.

A Fundação do Meio Ambiente entrou na jogada e fez bloqueio duplo ao projeto.

Quando houve a redemocratização foi a sociedade que manteve a Ponta livre da especulação. Multidões pediram à AL que retomasse a área, mas nenhuma legislatura desde então ousou enfrentar Bornhausen.

Nos anos 80 e 90 diferentes imobiliárias entraram na corrida para construir ali, cada uma com um projeto mais mirabolante. Mas, neca.

Aí vieram os governos do PT e entrou na confusão o Serviço de Patrimônio da União, reclamando a fatia de marinha, os 33 metros do mar até a avenida, reduzindo mais ainda a área.

As construtoras então passaram a fingir ignorar o lugar. Virou antro de craqueiros e de desocupados. Parecia destinado à paz eterna. Pescadores voltaram ao local.

As construtoras financiaram reportagens de tempos em tempos tentando ganhar corações e mentes da sociedade – e mudanças no Plano Diretor.

O objetivo era mostrar que sob a gerência delas não haveria sujeira – passariam o trator e fariam praças públicas no entorno de sua torre de…um hotel, a mesma coisa que queria Realdo.

Ele morreu e a precária escritura foi às mãos da viúva, irmã do governador Eduardo Pinho Moreira – esta gente morre, mas não solta terra de qualidade.

Na surdina, a família de Realdo pediu à Justiça usucapião – medida que se concede àquele que tenha o poder sobre a terra, de forma mansa e pacífica, por 20 anos, sem contestação.

Medida necessária, porque nenhuma construtora queria erguer sua torre sobre terras sem escritura definitiva.

Não sei qual o critério do juiz para considerar “mansa e pacífica” a ocupação de um pedaço de terra que por 40 anos vem sendo reivindicado pela sociedade como área de preservação natural, de posse contestada desde o primeiro dia.

No governo Temer, o SPU saiu da encrenca, deixando espaço para a Justiça dar usucapião, incluindo nele a área federal – em tese, seria impossível obter usucapião em terras da União.

Ignorando esta banalidade, a poderosa construtora Hantei negociou com a família do agora ex-governador uma fórmula para erguer uma torre de 18 andares, num projeto avaliado em 350 milhões, que promete limpar a área de drogados etc e tal.

Desta vez, ninguém mais reclamou. A turma dos contestadores das antigas esqueceu do projeto. União, Justiça, Fundação do Meio Ambiente, Câmara de Vereadores e Prefeitura entraram num perfeito alinhamento astral em favor das construtoras.

A Hantei saiu na frente e aproveitou para solicitar um aterro no mar para dobrar a área da antiga Ponta e cimentar tudo – oferecendo como recompensa à sociedade a construção de pracinhas e marinas para barcos: os especialistas dizem que o uso por barcos comprometerá a vida marinha no adjacente pantanal do Itacorubi, mas ninguém mais dá bola.

Quem tiver barco pode atracar por lá, pagando uma taxinha à Hantei.

Quando assumiu, o prefeito Gean falou grosso e disse que todas as tentativas de construir na Ponta do Coral estavam condenadas ao fracasso – falou bonito e foi para o abraço da galera.

A maioria dos interessados fugiu, mas era um truque do prefeito. Sobrou a Hantei.

Agora, ela ganhou licença ambiental para aterrar o mar e usucapião, tudo junto.  Na semana passada, mais um presente: a ordem judicial para tirar do terreno um barraco de algum MSTezinho local, prontamente atendida.

A PM foi despachada para entregar o terreno à família e a família o entregou à construtora.

Depois de 40 anos da maracutaia entre Bornhausen e o magnata da mineração, a obra vai começar

A Ponta do Coral será um aterro e sobre ele estará o sonhado hotel de 18 andares de Realdo.

Renan Antunes

Jornalista, com passagem pelos principais veículos de São Paulo, Rio e RS

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Renan Antunes

Recent Posts

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

1 hora ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

2 horas ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

3 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

4 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

5 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

5 horas ago