Marcelo Freixo lidera corrida eleitoral para o RJ, diz pesquisa

Atualizado em 1 de outubro de 2021 às 13:10
Freixo mandando um joinha enquanto sorri
Freixo é líder no Rio de Janeiro, mostra pesquisa

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera a corrida eleitoral para o governo do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados hoje e feitos pela Real Time/Big Data. O levantamento mostra que o candidato da esquerda está à frente de seu principal concorrente, o governador Claudio Castro (PL).

Na pesquisa, Marcelo Freixo aparece com 25% das intenções de voto do eleitorado do Rio de Janeiro. Logo depois, vem Castro, que tem 18%, ou seja, a diferença é acima da margem de erro e dá a liderança ao psbista. Logo depois vem Rodrigo Neves (PDT), que tem 9%. Por fim, Felipe Santa Cruz (sem partido) fica com apenas 2%.

E, outro cenário, quando o nome de Felipe Santa Cruz é retirado, o desempenho de Freixo e Castro não mudam. Os 2% dele vão parte para o candidato do PDT, que passa a ter 10%.

Leia mais:

1 – Governo Bolsonaro bate o martelo sobre situação do Auxílio Emergencial

2 – Bolsonaro desiste finalmente de criar Aliança pelo Brasil: “Zero chance”

3 – Mensagens do celular de Bolsonaro estarão em relatório final da CPI da Covid

Rejeição de Marcelo Freixo

O levantamento, no entanto, aponta para um dado negativo para Marcelo Freixo. O candidato do campo progressista também lidera a rejeição. Ele tem 45% de rejeição dos pesquisados. Mas, em compensação, seu principal adversário também pontua alta, 29%. Menos conhecidos, Felipe Santa Cruz tem rejeição de 31% e Rodrigo Neves de 30%.

Até o momento, no entanto, não se sabe os nomes, em concreto, que serão candidatos no Rio. O que se sabe é que Freixo será candidato no ano que vem. Ele vem trabalhando para ser o único nome do campo progressista e busca apoio integral. O PDT, porém, vem dando indícios de que lançará candidatura própria, principalmente para fazer palanque para Ciro.