Sem categoria

Márcia Tiburi rebate ataque de Ciro: “O terror anal é um fato”

Marcia Tiburi rebate ataque de Ciro
Foto: Reprodução/Estado de Minas

Márcia Tiburi, escritora e artista visual, usou suas redes sociais neste domingo (10), para rebater ataques feito pelo ex-governador e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT). O político ainda distribuiu críticas a seus adversários na disputa eleitoral.

“Quando a Marcia Tiburi, uma pessoa muito interessante, não tenho a menor dúvida disso. A turma recupera vídeos da Marcia Tiburi fazendo ‘apologia do assalto’ — não é apologia, apologia ela faz do cu. Com essa expressão que é dela, não é minha. Ela diz assim: ‘Se sabe, nós precisamos entender a importância do cu'”, disse.

Em seu Twitter a artista rebateu as falas de Ciro:

Acabo de ver um vídeo em que Ciro Gomes me cita. Como não é a primeira vez que ele fala pronuncia meu nome, é justo responder. Eu nunca falo de Ciro, porque realmente fico triste em ver o político que ele vem se tornando.

Ciro é evidentemente uma pessoa que sabe muito sobre o Brasil. Diferentemente da grande maioria dos políticos brasileiros, em geral, ele sabe se expressar na forma e no conteúdo. Eu o vi falar ao vivo duas vezes. Numa delas, tomei a liberdade de dizer que ele tinha muito futuro, caso conseguisse deixar de lado sua postura de coronel.

Ele não seguiu o meu conselho. E segue afundando no narcisismo primário que destrói carreiras políticas. O narcisismo masculinista é um assunto grave na política brasileira. Ciro poderia meditar nesse tema e parar de me usar para produzir falsas polêmicas.

Ciro me cita no vídeo a propósito de um recorte com a expressão “lógica do assalto”, tirada de uma entrevista de 2015 e usada pelo MBL e assemelhados em 2018, muito antes de eu ser candidata. Basicamente eu falava do capitalismo como um grande e sistemático roubo. Esse vídeo ainda circula porque eu fui transformada em “token” da extrema-direita, ou seja, sou usada para causar polêmica e ataques à esquerda como um todo.

O que políticos de extrema-direita fazem com minha imagem daquela época é desinformação, Ciro segue o mesmo caminho. O segundo tema, o “cu”, está ainda mais mal citado na fala de Ciro Gomes. Nunca falei de cu, de anus ou de tema semelhante em campanha. O recorte é de um vídeo de 2017 em um debate sobre literatura. Jamais imaginaria que uma fala tão ingênua pudesse se tornar tão apelativa.

O que prova que o terror anal é um fato.

Não é só o Ciro (que já falou disso publicamente outra vez, me usando), mas muitos outros senhores não analisados (digo sem ironia) que recorrem a essa fala descontextualizada para causar frisson ao redor. Ora, o patriarcado é mal resolvido. Aprendi com homens sábios do nordeste que um coronel é um menino mimado. Temos um na presidência causando estragos atrozes na nação. Outros, para o bem ou para o mal, não chegarão lá, mostrando que ego é importante na política, mas não basta. Canalhice também, mas nem sempre resolve. Não há fórmula.

Certamente os desesperados pelo cargo, sejam bons, sejam ruins, não chegarão lá. E o mais triste é ver que até uma figura tacanha como Bolsonaro chegou. Ora, um ego que se mede pelo cargo de presidente nada significa. De modo que posso dizer apenas: prezado filho do ego, tire seu ego do caminho, que eu quero passar com as minhas companheiras feministas para inaugurar uma outra política. Você é como o capitalismo em estado de desespero, está prestes a ser deixado pra trás na poeira da estrada da história.

Bergson Araujo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Bergson Araujo

Recent Posts

Fake news: Governo Lula não pagou por show de Madonna

O governo federal desmentiu informação falsa, que vem sendo compartilhada em redes sociais, de que teria patrocinado…

45 minutos ago

Quase 850 mil são atingidos diretamente por catástrofe no RS

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem…

1 hora ago

Dono de Mercedes que tirava racha, matou 2 e deixou bebê paraplégico vive impune

O acidente na Rodovia Imigrantes, em 2018, deixou um rastro de destruição e dor para…

2 horas ago

Com mensagem do Papa e visitas de Lula, RS registra 78 mortos após tragédia

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes, com 78 mortos e 105…

2 horas ago

Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

O Governo Federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul devido…

3 horas ago

Contrariando evidências, motorista do Porsche diz que só bebeu água antes de acidente

Cerca de sete horas antes de ter sua prisão preventiva decretada, Fernando Sastre Filho revelou…

3 horas ago