Destaques

Mantendo candidatura do Ciro, PDT contribui para objetivo estratégico do Bolsonaro. Por Jeferson Miola

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Em artigo na Folha, Vinícius Torres Freire afirma que “[1]. Há muita campanha pela frente. [2]. Mas o primeiro objetivo de Bolsonaro é garantir o segundo turno. [3]. Quaisquer dois ou três pontos nas pesquisas são cruciais”.

Essas três frases refletem três verdades. A primeira, de que ainda há tempo para Bolsonaro se reforçar eleitoralmente.

A segunda verdade: para Bolsonaro e para as cúpulas militares que partidarizaram as Forças Armadas, a prioridade absoluta é levar a decisão da eleição para o segundo turno; ao passo que para Lula e para a democracia brasileira, é fundamental, para não dizer vital, decidir e vencer a eleição já no primeiro turno.

E, a terceira verdade: para concretizar seu objetivo estratégico da eleição em dois turnos, o extremismo bolsonarista precisa dos votos anti-Lula aos quais o candidato pedetista Ciro Gomes se soma.

A realização do segundo turno é uma pré-condição fundamental para a estratégia de guerra que Bolsonaro e os militares preparam contra a debilitada democracia brasileira [aqui].

Em um cenário ultra polarizado de segundo turno, que terá sido precedido de um brutal gangsterismo político da matilha fascista contra Lula no primeiro turno, o bolsonarismo ficará muito à vontade para fomentar um clima de violência, conflito e caos.

A retirada da candidatura do Ciro Gomes, que nas pesquisas aparece com entre 7% e 9% das intenções de votos, praticamente decretaria a decisão da eleição já no primeiro turno e com a vitória do Lula com vantagem ao redor de 15% – ou quase 20 milhões de votos – em relação a Bolsonaro.

Leia também:

1; VÍDEO; Ciro; fala de Lula sobre aborto foi ‘estapafúrdia’

2; Emenda de Eduardo Bolsonaro no valor de R$ 1 milhão pode ser fraude

3; QG de Bolsonaro cria tática para virar votos de Lula

Mesmo uma vitória nesta circunstância não será garantia de que Bolsonaro e os comandos das Forças Armadas aceitem o resultado. Mas uma diferença desta magnitude enfraqueceria enormemente e deslegitimaria em definitivo o pretexto deles para tumultuar o processo e instalar o caos.

A retirada da candidatura pedetista do Ciro, nesta perspectiva, contribuiria para desempatar a eleição em favor da democracia contra a barbárie fascista-militar.

No entanto, se mantida, a candidatura dele não só prejudicaria o desempenho do PDT nas eleições a governos estaduais, ao Senado e à Câmara dos Deputados, como teria o trágico efeito de contribuir para a concretização do objetivo estratégico do Bolsonaro e das “Milícias Fardadas” transvestidas de Forças Armadas “profissionais, nacionalistas e legalistas” [sic].

O PDT é muito maior que Ciro. Tem raízes populares e tradição na luta da resistência democrática e de combate à ditadura.

Se Leonel Brizola, o memorável líder e fundador do PDT, ainda estivesse vivo, ele muito provavelmente estaria liderando, junto com Lula e setores democráticos e populares do Brasil, uma frente antifascista para conter a continuidade da contrarrevolução fascista do bolsonarismo.

A vitória de Lula em outubro é a maior das urgências desta longa, interminável e complexa conjuntura aberta com a desestabilização do governo Dilma a partir de 2013.

Para possuir efetiva eficácia diante dos desafios desta conjuntura, a vitória do Lula precisa ocorrer no primeiro turno. Por uma diferença estrondosa e com a sólida unidade do campo progressista, popular e de esquerda. E, para isso acontecer, a retirada da candidatura pedetista é uma necessidade imperiosa.

(Originalmente publicado no BLOG do Jeferson Miola)

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Empresário da Porsche que matou motorista de app é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

57 minutos ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

1 hora ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

1 hora ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

3 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

4 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

4 horas ago