Marília Arraes grava VÍDEO sobre abstenção absurda na votação sobre vacinação fura-fila de empresários

Marília Arraes se justifica.
Reprodução

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) publicou um vídeo nas redes sociais em que explica por que se absteve na votação do projeto de lei aprovado nesta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, que visa dar a empresários o direito de comprar vacinas contra a Covid-19 para vacinar seus funcionários, criando um esquema privado de imunização.

No vídeo, a parlamentar diz que a aprovação da lei é importante para “suprir a ineficiência do Governo Federal”. “Quanto mais gente tiver acesso à vacina, melhor. Quanto mais trabalhadores, entidades de classe, sindicatos pra vacinarem esses trabalhadores. Por isso que até agora eu tô esperando pra ouvir mais argumentos”, afirma ela.

A orientação do PT era para votar contra o fura-fila dos empresários. Arraes, porém, foi a única deputada federal que se absteve.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) mostrou indignação com o projeto que pode facilitar a vida de empresários.

“O Congresso deveria estar lutando pela ampliação da oferta de vacinas pelo SUS e defendendo a quebra de patente para aumentar a produção interna, não votando projeto que autoriza o fura-fila para empresários e seus familiares”, alerta o psolista em publicação nas redes.

“Essa política do cada um por si nos levou à tragédia que estamos vivendo. Não existem atalhos! Só vamos vencer a pandemia se seguirmos juntos uma estratégia coletiva de imunização. O Congresso não pode se submeter ao lobby de empresários bolsonaristas”, acrescenta.

De acordo com Freixo, o que o Congresso devia estar fazendo é formar “uma estratégia de ampliação da vacinação pelo SUS, criando um comitê de salvação nacional com governadores, prefeitos e cientistas e instalando a CPI da covid.”

Além disso, para ele é necessário “defender a quebra de patente, como autoriza a legislação brasileira, em articulação com demais países emergentes, para aumentar e baratear a produção dos imunizantes.”

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!