Mário Frias terá de explicar no Senado gastos em viagens aos EUA

Atualizado em 24 de março de 2022 às 14:13
Mário Frias terá de explicar no Senado gastos em viagem a Nova York
Mário Frias terá de explicar no Senado gastos em viagens aos EUA. Foto. Reprodução

Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um requerimento de convite para que o secretário especial da Cultura, Mario Frias, explique os gastos de suas viagens aos Estados Unidos.

Frias também terá de explicar os gastos da viagem de um de seus subordinados, o subsecretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula, a Los Angeles, em janeiro de 2022. O requerimento foi aprovado de maneira simbólica pelos senadores.

Diferentemente da modalidade convocação, a presença não é obrigatória quando se trata de um convite e o requisitado não incorre em crime de responsabilidade se não comparecer. Não há data agendada para o depoimento.

Leia também:

1- Secretário perde processo contra ator que o chamou de” bosta”, “sem talento” e “racista”

2- Flávio Bolsonaro vota contra o governo e decepciona Mário 

3- Mario detona quem o critica por desperdiçar dinheiro público

As viagens de Mário Frias

Mário Frias falando com o dedo em riste
O secretário de Cultura, Mário Frias. Imagem: Reprodução

As viagens de Frias viraram alvo de polêmica neste ano, pelos altos valores que ele pediu em reembolso e pelos poucos compromissos oficiais. Em dezembro, o secretário gastou R$ 39 mil em uma viagem de cinco dias a Nova York para ver o lutador de jiu-jítsu bolsonarista Renzo Gracie.

Só em passagens aéreas o secretário especial da Cultura usou R$ 26 mil dos cofres públicos. Além disso, a viagem, realizada entre 14 e 19 de dezembro, foi considerada urgente, já que foi confirmada com menos de 15 dias de antecedência.

Pressionado após a viagem, inclusive pelo Palácio do Planalto, Frias realizou uma live para explicar a sua viagem e os gastos. Detalhou alguns dos encontros e alegou que dividiu quarto com seu subordinado para reduzir custos. Frias deve deixar o governo em breve, pois é pré-candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link