Masp veta fotos do MST e parte da exposição é cancelada

Atualizado em 11 de maio de 2022 às 13:52
Masp veta fotos do MST
Masp
Foto: Reprodução

Parte da exposição do Masp “Histórias Brasileiras” foi cancelada após o museu vetar documentos e fotos do Movimento Sem Terra (MST), e de fotografias dos artistas João Zinclar, André Vilaron e Edgar Kanaykõ. A mostra está prevista para acontecer em julho deste ano.

Segundo a Folha de S.Paulo, artistas e outros envolvidos no núcleo chamado “Retomadas” receberam a informação de que as obras não poderiam fazer parte da exposição por email assinado pelas organizadoras dessa parte da mostra, Sandra Benites e Clarissa Diniz, curadora adjunta e curadora convidada da instituição.

De acordo com as organizadoras, o museu alegou que o conjunto de documentos e fotografias não poderia integrar a exposição porque foram requisitados depois do prazo estipulado pelo museu para empréstimo das obras. No entanto, elas dizem que não foram avisadas sobre essa data máxima definida pela instituição.

O email das curadoras foi enviado na mesma semana do lançamento do livro “Sem Medo do Futuro”, de Guilherme Boulos (PSOL), que também aconteceria no Masp, mas foi cancelado pelo museu. Eles alegaram que o evento não estaria de acordo com as diretrizes da instituição, que proíbe manifestações políticas.

No comunicado enviado por email, elas afirmaram que “apesar do cuidadoso trabalho realizado, para a nossa surpresa, o Masp não concordou com a integral inclusão da representação das retomadas pelo suposto descumprimento de um prazo que não nos foi informado pela produção ou pela curadoria do museu”.

Em nota, o MST manifestou “indignação” com a atitude do museu em que afirmam serem “testemunhas da forma ética e profissional com que as curadoras e os acervos parceiros se empenharam na produção do projeto”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link