Destaques

Mauro Vieira: não há “nada de concreto” sobre o Egito abrir sua fronteira com Gaza

O chanceler Mauro Vieira, durante reunião no Egito. Reprodução

Autoridades internacionais continuam a buscar soluções para a complexa questão da retirada de seus cidadãos da Faixa de Gaza – região que se tornou o epicentro do conflito entre Israel e o Hamas. O Brasil está diretamente envolvido na situação, com 26 brasileiros que aguardam a autorização para deixar o local.

No último sábado (21), durante sua participação na Conferência de Paz no Cairo, Egito, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou a urgência da criação de corredores humanitários na região afetada pelo conflito. Após o evento, ele respondeu a perguntas sobre a possível abertura da fronteira para permitir a saída dos brasileiros.

“Ainda não temos nada concreto (…) houve a abertura da fronteira pela passagem de Rafah, apenas para a entrega de ajuda humanitária. Foi um primeiro passo, importante. Espero que nos próximos dias, tão logo seja possível, se permita a saída desses brasileiros e também de nacionais de outros países”, disse.

As falas de Vieira foram divulgadas pelo Itamaraty e reforçam o empenho do Brasil na utilização de meios diplomáticos numa possível mediação para o fim da guerra.

Durante suas declarações,o chanceler também condenou os ataques realizados pelo Hamas e criticou a resposta de Israel, que, segundo ele, compartilha responsabilidade pela crise humanitária que afeta a região de Gaza.

Aviao da “Operação Voltando em Paz” trazendo brasileiros resgatados em Israel. Divulgação

A reunião

A conferência reuniu representantes de aproximadamente 30 países e organizações internacionais, incluindo países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Durante as discussões, houve consenso em relação a questões como a necessidade urgente de “corredores humanitários” e a criação de dois estados independentes, Israel e Palestina, que poderiam coexistir pacificamente, com fronteiras internacionalmente reconhecidas, de acordo com Vieira.

“Houve também um consenso de que é indispensável a cessação de hostilidades e o fim da violência que tem acontecido, com mortes repetidas, numerosas, de lado a lado. Maiores ainda do lado palestino, mas uma situação realmente calamitosa”, declarou o Ministro brasileiro.

Avanço das negociações

Após negociações do Itamaraty com as autoridades locais, os brasileiros foram realocados para um local mais próximo da passagem de Rafah, a uma distância de aproximadamente um quilômetro, conforme informou o Ministro. No entanto, a viagem até a cidade de Cairo, só será realizada quando as questões de segurança na passagem e as autorizações necessárias forem acertadas.

“Há todo um esquema de ônibus para levá-los até a passagem da fronteira e, do lado egípcio, recolhê-los e levá-los até o aeroporto onde um avião da Força Aérea (FAB) vai transportá-los para o Brasil”, informou Vieira.

Vale ressaltar que no dia 25 de outubro, está programado um novo debate no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação no Oriente Médio.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

Fake news prejudicam resgate no RS e serão investigadas, diz Pimenta no Jornal Nacional

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou na…

4 horas ago

Justiça gaúcha determina remoção de fake news sobre as enchentes no estado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) conquistou uma liminar judicial para que…

5 horas ago

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que acolhe Palestina como membro

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (10) uma resolução…

6 horas ago

Lula alfineta Bolsonaro: “Eu não quero fazer CACs. Eu quero fazer biblioteca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (10/5), em Teixeira de…

7 horas ago

Chuvas no RS já deixaram 126 mortos e afetaram 1,9 milhão de pessoas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (10) uma atualização sobre…

7 horas ago

Sextou com Bemvindo Sequeira no DCM TV

https://www.youtube.com/watch?v=CRx14T6Q_GQ Pedro Zambarda faz o giro de notícias. Entrevista com o ator Bemvindo Sequeira e…

7 horas ago