Em busca de protagonismo, lideranças do MDB querem apoiar Lula em 2022

Atualizado em 27 de dezembro de 2021 às 21:38
Renan Calheiros e Lula lado a lado
MDB cogita apoiar Lula ja no 1º turno – Foto: AFP PHOTO/EVARISTO SA / AFP / EVARISTO SA

Um forte grupo de lideranças do MDB quer apoiar Lula em 2022, rejeitando Simone Tebet. Na avaliação de importantes nomes da sigla, a senadora não tem força para crescer nas pesquisas. E tem sinalizado apoio para Sergio Moro ou Doria, caso sua pré-candidatura não emplaque.

Conforme apurou o DCM, ser coadjuvante da terceira via – ou até mesmo figurante – irá encolher ainda mais o partido. Por isso o “tiro dado” não pode ser errado. Isto porque a legenda se apequenou em 2018 ao lançar o nome de Henrique Meirelles.

Por isso uma ala de lideranças da sigla tem dito para que a agremiação esteja com Lula em 2022. A pressão é enorme no Nordeste, onde a popularidade do petista é ainda maior. Não há qualquer expectativa para ocupar o cargo de vice. Todos entendem que, mesmo que Alckmin não feche com o ex-presidente, o PT escolherá um nome de outra sigla e não do MDB.

Leia também

1 – PP e Republicanos ameaçam abandonar o barco se Bolsonaro não cumprir promessa

2 – #VacinaJá: Doria pressiona Bolsonaro e já divulga carteira de vacinação infantil

3 – Líderes evangélicos preparam abandono a Bolsonaro para apoiar Lula

Lideranças do MDB querem Lula

Uma aliança com o PT permitirá que se formem robustas alianças estaduais. Desta forma, evitaria “guerra” em determinados locais, principalmente em disputas para o Senado. Todos entendem que Lula é muito forte no Nordeste e petistas teriam favoritismo.

Então a ideia é esperar até maio para poder rifar Tebet do “jogo” e fazer com que a legenda esteja com o PT. Ou pelo menos se coloque como independente. Desta forma, as negociações estaduais seriam mais fáceis.