Médicos de Gaza não cedem à exigência de evacuação de Israel e seguem salvando vidas

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 21:26
Feridos de Gaza são transportados por médicos. Foto: Abedelhakim Abu Riash/Al Jazeera

O Dr. Nisreen al-Shorafa teve apenas 10 horas de sono nos últimos sete dias.

A cirurgiã de 30 anos dirige o pronto-socorro do Hospital Al Awda, em Tal al-Zaatar, entre Beit Lahia e Beit Hanoun, e não se lembra de uma época em que trabalhou mais.

Dedicada completamente a ajudar a salvar as pessoas que sobreviveram aos implacáveis bombardeios israelenses, ela foi além do que pensava que poderia fazer.

No sábado, o hospital começou a receber chamadas de alerta dos militares israelenses. A mensagem era dura e ameaçadora: o hospital teve que ser evacuado porque seria bombardeado.

“Aposto que eles [exército israelense] estão orgulhosos de si mesmos, ameaçando bombardear o hospital”, disse a enfermeira residente Asala al-Batsh.

“Eles insistiram para que tudo e todos se movessem. Todo o pessoal do hospital, todos os pacientes, inclusive os que estão na UTI, e os corpos no necrotério”.

Depois de tentar explicar ao exército israelense por telefone a desumanidade e a impossibilidade de retirar todos do hospital e ir para o sul, a equipe desistiu.

“Decidimos não sair”, disse al-Shorafa.

“A diretoria do hospital não tem como saber se vamos ser bombardeados ou não. Mas eles têm certeza de que estamos fazendo a coisa certa.

“Temos toda a razão em atender ao chamado do dever; Como médicos, como enfermeiros, todos nós precisamos nos unir em momentos como esse”.

Escombros de prédio destruído após ataque israelense na Faixa de Gaza. Foto: Ibraheem Abu Mustafa/REUTERS

Al Awda significa ‘O Retorno’

Além de trabalhar ininterruptamente para tratar todos os feridos que passaram pelas portas, o hospital abriu suas portas para aqueles que fogem da destruição e procuram o que esperam ser um lugar seguro para se abrigar.

Muitas pessoas têm medo de atender à exigência de Israel de seguir para o sul, porque comboios de evacuação de pessoas foram atingidos, e todos no hospital – médicos, pacientes, médicos – temem que, se tentarem sair, sejam mortos na estrada.

E assim eles se amontoam, sem dormir e ficando perigosamente sem comida e água.

O hospital diz que tem recebido apoio de pessoas que vivem ao seu redor, que estão levando alimentos e suprimentos básicos para os pacientes e pessoas que buscam refúgio.

“Trabalhando em um hospital, quase não temos tempo para comer em um dia normal, então definitivamente não é nossa prioridade agora”, disse outra enfermeira, explicando que qualquer assistência é usada para os pacientes.

Todos os hospitais da Faixa de Gaza estão várias vezes acima da capacidade, a ponto de os pacientes estarem deitados nos corredores e os cadáveres terem que ser mantidos em caminhões refrigerados de alimentos ou sorvetes e enfileirados nas calçadas antes do enterro porque os necrotérios estão muito cheios.

O Ministério da Saúde palestino pediu à comunidade internacional que interviesse várias vezes, mas nenhuma resposta ou assistência veio.

“Estamos fazendo o máximo que podemos, mas há uma grande escassez, especialmente no pronto-socorro, que é nossa primeira linha de resposta às pessoas que chegam. Somos a linha entre a vida e a morte às vezes”, disse al-Shorafa.

“Trabalhamos muito”, disse ela, com a voz embargada. “Fazemos absolutamente tudo o que podemos, mas às vezes um paciente morre (…) Parece que muitas pessoas morrem todos os dias desde o início desta guerra.

“É tão difícil, nos sentimos totalmente impotentes”, disse ela enquanto uma lágrima percorria lentamente sua bochecha exausta.

Mourners pray over the shrouded bodies of members of the Agha family, killed in an Israeli strike in Khan Yunis in the Gaza Strip,
Enlutados rezam sobre os corpos envoltos de membros da família Agha, em 14 de outubro de 2023 (Mahmud Hams/AFP)

Originalmente publicado em Al Jazeera

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link