Mendonça diz que vai tomar decisão “prejudicial” a Bolsonaro em caso de recurso no STF

Atualizado em 28 de junho de 2023 às 13:11
André Mendonça pedido Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou que vai votar contra Jair Bolsonaro em caso de recurso em processo que pode torná-lo inelegível. O magistrado foi indicado para a Corte pelo ex-presidente, mas disse que vai tomar decisão “prejudicial” a ele.

“Não acompanhei o julgamento. Vi rapidamente pela imprensa. Voto numa direção prejudicial ao ex-presidente. O que espero é um julgamento justo”, afirmou Mendonça. O relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, apresentou voto pela condenação de Bolsonaro nesta terça (27).

O julgamento deve ser retomado nesta quinta (29) e Mendonça disse esperar que o julgamento não se torne perseguição contra Bolsonaro. A declaração do ministro ocorreu em Portugal, onde está para participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa.

“Assim como nós não queremos perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos, nós não podemos, por conveniência ou circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e de justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”, prosseguiu o ministro.

O ex-presidente é julgado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Caso seja condenado, Bolsonaro pode ficar inelegível por até oito anos e deve recorrer ao STF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.