Mendonça diz que vai tomar decisão “prejudicial” a Bolsonaro em caso de recurso no STF

Atualizado em 28 de junho de 2023 às 13:11
André Mendonça pedido Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou que vai votar contra Jair Bolsonaro em caso de recurso em processo que pode torná-lo inelegível. O magistrado foi indicado para a Corte pelo ex-presidente, mas disse que vai tomar decisão “prejudicial” a ele.

“Não acompanhei o julgamento. Vi rapidamente pela imprensa. Voto numa direção prejudicial ao ex-presidente. O que espero é um julgamento justo”, afirmou Mendonça. O relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, apresentou voto pela condenação de Bolsonaro nesta terça (27).

O julgamento deve ser retomado nesta quinta (29) e Mendonça disse esperar que o julgamento não se torne perseguição contra Bolsonaro. A declaração do ministro ocorreu em Portugal, onde está para participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa.

“Assim como nós não queremos perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos, nós não podemos, por conveniência ou circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e de justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”, prosseguiu o ministro.

O ex-presidente é julgado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Caso seja condenado, Bolsonaro pode ficar inelegível por até oito anos e deve recorrer ao STF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link