Menos de metade dos eleitores de Ciro defendem apoio a Lula no 2º turno, diz pesquisa

Atualizado em 31 de agosto de 2022 às 17:05
Ciro Gomes
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

Apenas 13% dos eleitores declaram que não irão votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou no atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), que lideram a corrida eleitoral. A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), perguntou aos eleitores quem eles acham que seu candidato deve apoiar em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Quase metade (48%) dos apoiadores de Ciro Gomes (PDT) acreditam que o ex-governador do Ceará deve apoiar o petista; outros 20% afirmam que o candidato deve apoiar Bolsonaro; 25% defendem que ele opte pela neutralidade. O candidato do PDT tem 8% das intenções de voto no primeiro turno, dois pontos percentuais a mais do que duas semanas atrás.

A pesquisa aponta também que dos 3% que declaram voto em Simone Tebet (MDB), 44% acham que a senadora não deve apoiar nenhum candidato em um eventual segundo turno sem a sua participação; 32% querem que ela apoie Lula; 16% acreditam que é Bolsonaro quem deve receber o apoio.

Entre os eleitores que declaram voto em outro candidato, quase metade (45%) acha que seu candidato deve apoiar Bolsonaro; 26% defendem o apoio a Lula.

A pesquisa da Quaest foi contratada pelo banco Genial. Foram realizadas entrevistas presenciais entre 25 a 28 de agosto com 2.000 eleitores. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link