México aprova realização de referendo que pode tirar presidente Obrador do poder

Atualizado em 20 de janeiro de 2022 às 18:27
Presidente Obrador
Presidente pode ser deposto caso maioria vote pela revogação do mandato

A realização do referendo revogatório que pode antecipar o fim do mandato do presidente Andrés Manuel López Obrador, no México, está logo aí. O Instituto Nacional Eleitoral (INE) já se certificou que foram as assinaturas necessárias para realizar a consulta foram recolhidas. As informações são do Brasil de Fato.

O INE validou na última terça-feira (18) 2,758 milhões de assinaturas, o que equivale a 3% do eleitorado do México, que apoiam a realização do referendo.

Agora, a justiça eleitoral irá organizar o processo que está previsto para acontecer dia 10 de abril. No entanto, depois de sofrer um corte orçamentário de R$ 1,3 bilhão no orçamento de 2022, a justiça eleitoral afirma não ter os R$ 412,5 milhões que seriam necessários para organizar o pleito.

Leia masi:

1- Vacina não causou parada cardíaca em criança, concluem especialistas

2- Bolsonaro diz que Pfizer não se responsabiliza por efeitos colaterais da vacina em crianças

3- Morre Elza Soares aos 91 anos

Caso maioria vote “sim” o presidente será deposto

Caso a maioria da população vote pela revogação do mandato, com mais de 40% de participação, o presidente será deposto e novas eleições devem ser realizadas.

O momento é inédito na história do país. De acordo com pesquisas de opinião, realizadas em dezembro do ano passado, López Obrador possui entre 58% e 68% de aprovação após três anos de mandato, superando a popularidade dos seus dois antecessores Enrique Peña Nieto e Felipe Calderón, que chegaram à metade do mandato com uma média de 39% e 52% de aprovação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link