Michelle e filhos de Bolsonaro entram em guerra pela escolha de vice no Rio; entenda

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 15:40
O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foto: Isac Nobrga/PR

As brigas entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro devem influenciar a escolha do candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro. A madrasta disputa uma guerra contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) para decidir quem vai compor a chapa do pré-candidato Alexandre Ramagem (PL-RJ). A informação é da Folha de S.Paulo.

Michelle, que é presidente nacional do PL Mulher, defende que a deputada Chris Tonietto (PL-RJ) seja a vice de Ramagem na disputa. Os filhos de Bolsonaro, no entanto, querem que a vaga seja de um dos partidos que entrou na aliança em torno do pré-candidato, como o União Brasil e o MDB.

Para aliados de Flávio, uma chapa mista tornaria a candidatura do bolsonarista mais competitiva contra o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), favorito à reeleição. Projeções feitas pelo PL apontam que Ramagem deve obter entre 25% e 30% dos votos na eleição de 2024. Para o partido, o número poderia crescer com a adição de um aliado de outra sigla na chapa.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Foto: Reprodução

Um dos temores da legenda do ex-presidente é que uma chapa pura poderia atrair o PT para a campanha de Paes e gerar uma polarização similar à das eleições presidenciais de 2022. Com isso, a sigla teme que Ramagem possa ter um desempenho pior e o resultado da disputa mostre um enfraquecimento do bolsonarismo no berço político de Bolsonaro.

É a partir dessa análise que os filhos do ex-presidente defendem uma chapa mista. Flávio, que é coordenador e articulador da campanha de Ramagem atualmente, e Carlos não querem ceder às pressões da madrasta, com quem têm uma péssima relação.

O partido favorito a ocupar o posto de vice na disputa é o União Brasil, que conta com o apoio de clãs importantes da política fluminense.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link