Miguel Reale Jr., autor de impeachment de Dilma, declara apoio a Lula

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 17:32
Miguel Reale Jr.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dos autores do pedido de impeachment contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, disse que a terceira via não tem perspectiva para vencer as eleições e declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1° turno, segundo o Estadão.

“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro. Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitará ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro”, disse o jurista ao jornal.

A declaração de Reale, que foi ministro de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se junta a de outras pessoas ligadas ao PSDB como o ex-ministro dos Direitos Humanos e da Justiça, José Gregori, o ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, e o diretor geral da Fundação FHC, Sergio Fausto.

Os apoios colaboram para a estratégia de Lula em impulsionar o voto útil a menos de duas semanas do pleito. O senador José Serra (PSDB) foi sondado pelo PT para participar do ato com os ex-candidatos ao Planalto, realizado ontem em São Paulo, mas o parlamentar não aceitou porque por ora apoia a senadora Simone Tebet (MDB) para a Presidência.

A deputada estadual Janaina Paschoal, que assinou junto com Reale o pedido de impeachment de Dilma em 2015, disse ao Estadão que “já imaginava” que ele poderia seguir esse caminho. “Pela resistência do professor em ingressar no processo de impeachment e pelos pleitos que fez para eu desistir, eu já imaginava que ele fecharia com Lula”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link