Milei acaba com protocolos diplomáticos e comportamento pode ameaçar o Mercosul

Atualizado em 3 de julho de 2024 às 13:22
O presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Matias Baglietto/Reuters

O presidente da Argentina, Javier Milei, tem rompido uma série de protocolos diplomáticos recentemente. É de praxe que chefes de Estado informem o governo local sobre viagens aos seus países, mesmo quando não se trata de agenda oficial, mas o mandatário ignorou as tradições nas relações com o Brasil e com a Espanha.

Ele virá ao Brasil no próximo fim de semana para participar do evento de extrema-direita CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), que ocorre entre os dias 6 e 7 de julho em Balneário Camboriú (SC). O argentino não vai se encontrar com o presidente Lula durante a viagem.

Em junho, ele fez algo similar em viagem à Espanha: foi ao país para apoiar a campanha eleitoral de um candidato de extrema-direita e ignorou o governo Pedro Sánchez, que tentou contato e foi menosprezado por Milei. Na ocasião, ele ainda chamou o mandatário de ser corrupto, o que gerou uma crise diplomática, com Madri convocando de volta sua embaixadora em Buenos Aires.

Javier Milei é aliado do clã Bolsonaro e virá ao Brasil para o CPAC. Foto: Reprodução

Além de ignorar a tradição diplomática e o governo brasileiro, Milei ainda fez ataques ao presidente Lula antes da viagem. A ordem inicial do Palácio do Planalto é ignorar as declarações, mas a gestão petista pode reagir se a situação se agravar.

Segundo a coluna e Jamil Chade no UOL, fontes próximas ao presidente acreditam que a recusa do presidente argentino de participar da cúpula do Mercosul, que ocorre entre os dias 7 e 8 de julho em Assunção, no Paraguai, é o que mais preocupa.

Eles avaliam que o bloco, considerado estratégico e importante para a relação entre as maiores economias da região, pode estar ameaçado, já que a Argentina não está comprometida com sua existência durante a gestão Milei.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link