Milton Ribeiro e pastores são convidados para se explicar ao Senado

Atualizado em 24 de março de 2022 às 11:51
Milton Ribeiro e Gilmar Santos
Milton Ribeiro e o pastor Gilmar Santos

Foi aprovado, nesta quinta-feira (24), um convite para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicar ao Senado o suposto favorecimento a pastores no MEC a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido foi acatado pela Comissão de Educação do Senado Federal. Ribeiro deve comparecer à Casa na quinta-feira da semana que vem (31/3).

Os pastores envolvidos no escândalo, Gilmar Santos e Arilton Moura, também foram convidados. Além deles, o prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB), que teria se beneficiado do esquema, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, devem prestar depoimentos, ainda sem datas definidas.

Segundo o site Metrópoles, o ministro telefonou ao senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente do colegiado, e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos sobre as gravações. Na conversa gravada em áudio, ele afirma que o governo Bolsonaro prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos dois pastores.

LEIA MAIS:

1 – “Eu dirijo a nação para onde desejarem”, diz Bolsonaro a pastores

2 – Quais são os partidos mais favorecidos por pastores no MEC de Bolsonaro

3 – Quem é a prefeita que recebeu repasses do MEC em prazo recorde com ajuda de pastores

Milton Ribeiro disse priorizar pastores a pedido de Bolsonaro

Milton Ribeiro com pastores
Milton Ribeiro reunido com pastores no MEC

Em áudio, o ministro disse que os religiosos têm prioridade no MEC a pedido do próprio Jair Bolsonaro (PL). “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirmou ele em conversa com prefeitos e os dois religiosos.

“Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, completou.

Ribeiro também indica haver uma contrapartida à liberação de recursos da pasta. “Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas”. Na gravação, ele não dá detalhes de como esse apoio se concretizaria.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link